CULTURA

O chiado da chinela do Arraiá Outro Par é sábado

Há cinco anos animando as ruas de Natal, o Arraiá Outro Par acontece neste fim de semana, no sábado (8), e dessa vez o evento rola num novo endereço. O Local da festa é a Capitania das Artes, na Cidade Alta.

A proposta do arraiá é simples, como pede a época do ano: resgatar os festejos juninos a céu aberto, que com a contemporaneidade foi ficando esquecido. Pra isso, a organização juntou entre outras coisas, muito forró de rabeca, e uma quadrilha junina sendo comandada pela animação do ator Rodrigo Bico.

As bandas Forrósouto (Dusouto) e Forró na Caixa vão animar a noite ao lado do Boi Calemba Pintadinho, Será o Binidito, e os Djs Opa Bruno e Jaiara Fontes. Ingressos aqui.

Atrações

FORRÓSOUTO – DuSouto

O projeto ‘forró’ da banda potiguar DuSouto, foi criado em 2015 pelos integrantes da banda, com o intuito de fortalecer as tradições Nordestinas, e brincar com os ritmos juninos, presente nas composições do grupo. Transformando o repertório em forró, xote e baião, Paulo Souto, Gustavo Lamartine e Gabriel Souto, fazem uma viagem sonora e em 2019 convidam Dinei Teixeira, Kleber Moreira e Lucas Dan (PB) para compor o palco.

Forró na Caixa

O Grupo Forró na Caixa surgiu em 2012 na cidade de Olinda (PE). Fortemente influenciada pela sonoridade da rabeca no âmbito do movimento cultural manguebeat, tem como referência as extintas bandas Mestre Ambrósio, Chão e Chinelo, Quarteto Olinda.

Thiago Martins, discípulo do mestre Luiz Paixão e Cláudio Rabeca é rabequeiro, cantor e compositor premiado em festivais e mostras de música em Pernambuco. Integrando a banda também estão: Yuri Rabid (Academia da Berlinda), Ju Valença, Rodrigo Felix e Frans Sósthenes. O grupo convida o público às danças e os ritmos xote, baião, arrasta-pé, coco e cavalo marinho.

Boi Calemba Pintadinho (São Gonçalo do Amarante)

O Boi Calemba Pintadinho é uma das mais importantes manifestações folclóricas do Rio Grande do Norte, com mais de 100 anos de existência. Em 1929, foi pesquisado pelo escritor e pesquisador Mário de Andrade, juntamente com o folclorista Câmara Cascudo, que o acompanhou nessa aventura. Na ocasião da posse do presidente da República João Figueiredo, o Boi Calemba se apresentou na Praça dos Três Poderes a convite do Ministério da Cultura.

Será o Binidito? (São Gonçalo do Amarante)

O Quarteto Musical “SERÁ O BINIDITO” tem como finalidade executar e expandir a singularidade característica dessa linha musical que hoje chamamos de “forró de pé-de-serra”, trazendo aos amantes dessa arte, agradáveis momentos de entretenimento e lazer cultural, tudo ao som da sanfona choradeira e da marcante presença do zabumba, tendo como pano de fundo, acordes de violão e trinados de triângulo.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *