O mundo paralelo do boslonarismo
Natal, RN 24 de abr 2024

O mundo paralelo do boslonarismo

30 de outubro de 2019
O mundo paralelo do boslonarismo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Como se sabe, a eleição geral na Argentina do domingo, que inclusive teve cobertura deste Saiba Mais, consagrou a vitória do peronista Alberto Fernandéz contra o atual presidente Mauricio Macri, ainda no primeiro turno. Vitória maiúscula e sem contestações, tanto que, imediatamente após o pleito, Macri parabenizou o vencedor e o convidou a tomar café na Casa Rosada para tratarem da transição.

Mas, no Brasil, parte da população recebeu outras notícias. Denúncia divulgada no Twitter pelo jornalista e professor @ivan alertou que centenas de Robôs (Bots) da Direita Brasileira tinham sido foram ativados contra Alberto Fernández e Cristina Kirchner na Eleição Argentina, divulgando fake news de que houve fraude na eleição portenha.

Então temos um grupo considerável de pessoas (e eleitores) acreditando piamente que houve fraude na eleição argentina. Pessoas que não acessam sites de notícias, nem os tradicionais na velha mídia nem os alternativos, preferindo, por razões diversas, se informar apenas pelo zap.

O mesmo grupo de pessoas que acredita que Lula jamais fez uma palestra paga na vida, mesmo com dezenas delas no You Tube. Que acredita que o filho de Lula tem mansões pelo mundo afora.

Nunca é demais lembrar que na eleição presidencial do ano passado, duas fake news (ou melhor, mentiras mesmo!) imensamente divulgadas pelos grupos de Zap, o "Kit gay" e a "mamadeira de piroca" foram responsáveis por milhares (ou milhões) de pessoas não votarem em Fernando Haddad e optarem, também por razões diversas, no candidato "antipetista", ou seja, Bolsonaro.

Trata-se de um mundo paralelo que está sendo empurrado para milhões de brasileiros e brasileiras.

Hoje tudo pode e deve ser questionado. Não filosófica ou cientificamente, como seria até saudável, mas na porra-louquice e com aparato ideológico (contra a corrente "comunista" e contra o "marxismo cultural").

Sabemos que essa cultura de um mundo de conhecimento e informações paralelo tem um ideólogo, Olavo de Carvalho, o astrólogo picareta autodenominado filósofo que se enfurnou nos EUA há décadas. Ele é idolatrado pelos filhos de Bolsonaro e por pessoas com influência sobre eles. Olavo sistematizou a cultura de argumentar com palavrões e termos chulos e em mentir de maneira deslavada, como no caso que o filósofo Adorno teria composto as canções dos Beatles.

Sabemos que o emissor desse mundo paralelo, o faz de maneira oportunista, para obter poder. Nem a pessoa mais ingênua do Mundo há de crer que Olavo e mesmo os Bolsonaros acreditam que a Terra é plana, e não redonda.

Mas, eles querem que a outra ponta, o receptor, acredite nesse Mundo paralelo. E, neste aspecto, eles vem conseguindo êxito. Basta ver as caixas de comentários dos portais e nos posts de internet. A imensidão de mentiras e fake news repetidas e reverberadas insistentemente e sem o menos pudor e nem qualquer questionamento, é preocupante. Na verdade, é grave mesmo.

No mundo paralelo do bolsonarismo (criado artificialmente), os comunistas querem implantar uma ditadura na América do Sul, a Terra é plana, Hitler era comunista, os gays querem transformar todos os nossos filhos em homossexuais, Lula o PT roubaram trilhões de reais do Brasil, o STF deve ser fechado, enfim, um balaio de fake news, informações difusas e temores convenientemente implantados em muita gente.

A pergunta que se faz é: Como enfrentar isso? Ainda não se sabe ao certo. Subestimou-se o poder dos envios em massa pelo Zap nas eleições (alô, TSE!). Também podemos estar subestimando o poder dos bots do bolsonarismo. São ferramentas novas que ainda estão sendo administradas. Pena que no Brasil a Extrema Direita as utilizou cirgurgicamente para vencer uma eleição. Embora, claro, não seja possível governar com fakes, envios de Zap e Mundo Paralelo.

Mas, Bolsonaro tenta. Não disse dia desses que a China é um país capitalista?

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.