O que a fake news de Domício Arruda nos diz sobre o jornalismo
Natal, RN 18 de abr 2024

O que a fake news de Domício Arruda nos diz sobre o jornalismo

15 de março de 2020

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Num país que elegeu para a presidência da República um ex-capitão do Exército que passou 28 anos no Congresso Nacional sem apresentar nenhum projeto relevante para a sociedade poucas coisas ainda espantam.

Mas algo mudou neste domingo (15), quando o blog Território Livre, hospedado no portal da Tribuna do Norte, publicou uma notícia falsa sobre um suposto decreto emergencial assinado pela governadora Fátima Bezerra listando uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus no Rio Grande do Norte.

A postagem foi feita pelo médico Domício Arruda, um dos redatores do blog assinado pela advogada e jornalista Laurita Arruda.

O decreto fake não foi criado por Arruda. A notícia falsa já vinha circulando desde sábado em grupos de whatsaap. O primeiro indício de que se tratava de má-fé estava no fato do Governo ter publicado sábado pela manhã um decreto no Diário Oficial do Estado com ações e medidas para prevenir a disseminação do vírus nos órgãos públicos estaduais.

Estava na cara que a intenção do autor da fake news era confundir a população. Poucas horas depois, nos mesmos grupos de whatsaap, a tal postagem aparecia com um carimbo onde se lia a palavra “fake”, explicando que se tratava de uma inverdade.

A criação de fake news contra qualquer governo, seja ele alinhado ideologicamente com a esquerda ou com a direita, já não causa espanto, infelizmente. A surpresa, no entanto, veio a partir da chancela de um veículo com 70 anos de história e, mais surpresa ainda, de um médico, ex-gestor do principal hospital privado do Estado, ex-diretor do maior hospital público do Rio Grande do Norte e ex-secretário de Saúde Pública.

De profissionais conceituados e gestores tarimbados se espera o mínimo de equilíbrio e sensatez. Tratar com ironia e sátira uma pandemia que vem provocando pânico em vários países do mundo não é papel de um médico por mais afeição ao humor e ao jornalismo que se tenha.

Vida humana não é piada, doutor.

Nessa tragicomédia, é preciso destacar que, embora a marca Tribuna do Norte saia arranhada desse episódio lamentável, a redação do jornal precisa ser preservada.

Em que pese as dificuldades inerentes à profissão e, sobretudo, a estrutura oferecida aos profissionais que trabalham diariamente para colocar o jornal na rua, há uma tradição na Tribuna do Norte de formar repórteres, fotógrafos, editores e diagramadores da mais alta qualidade, imbuídos de interesse público, farol do jornalismo e que também deveria nortear profissionais da medicina.

Uma turma que combate fake news com informação ralando diariamente para evitar que o jornalismo vire uma simples e irônica piada sem graça.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.