CULTURA

O que define a fotografia?

Anúncios
Foto: Alex Régis

 

Partindo do princípio elementar de que fotografar é escrever com a luz, podemos chegar à conclusão de que para escrever é preciso estar imbuído de sentimento, motivação que nasce de algo íntimo, tema ou manifestação de causa social, onde a formação pessoal e o aprendizado de cada um determinam e se expressa na escrita. Sendo assim, a fotografia autoral é a marca mais latente da existência da fotografia no sentido literal da palavra, e não falo aqui da fotografia como ensaio artístico apenas, mas, do processo autoral que se faz necessário para que se possa nascer uma fotografia, e isto deve ser conteúdo das diversas linguagens, como o fotojornalismo, a fotografia social, o ensaio conceitual a fotografia de moda e as mais diversas expressões dessa linguagem.
O que vemos impresso nos suportes é apenas o documento visual da confirmação da fotografia em ato final desse fenômeno de comunicação e expressão humana.

Foto: Meysa Medeiros

Pensar na fotografia é apresentar ao mundo a diversidade humana definidas por um recorte do tempo, é estabelecer um novo espaço da realidade, que, uma vez fixada sobre qualquer plano, proporciona novos olhares sobre um quadro retangular, resultante de um pulso inicial composto da capacidade autoral do fotógrafo. Este acontecimento, a fotografia, vai além da mera imagem, que por si só, existe para representar algo, imagens são mediações entre o homem e o mundo, a fotografia é a imagem manipulada como ferramenta de interação entre o conceito de criação humana aplicada a realidade ou uma proposta de reflexão e releitura sobre um ponto de vista construído a partir da percepção de mundo de um autor.

A fotografia estabelece novos símbolos, signos e elementos de linguagem que residem no universo mágico e mutante de um plano que se compõe de composições que apontam como algo que comunica e se estabelece de forma e conceito, e assim, devem provocar impulsos que diferem a partir da forma de que cada um compreende o que está apresentado na obra fotográfica.

A fotografia é este impulso de desejos, o registro de sentimentos, a expansão de tempo e espaço, é através dela que expomos nosso desejo de que algo se eternize e ao mesmo tempo se apresente a novas emoções proporcionadas por cada novo olhar ao mesmo plano.

Anúncios
Foto: Vlademir Alexandre

Se é por representação estética comercial ou por conceituação do pensamento, esta linguagem está fixada em propósitos de representação humana manipuladas para fazer de luz e sombras signos e significados desse enorme conjunto de possibilidades de se escrever com a luz.

(Vlademir Alexandre)

Veja as outras fotografias na galeria Mais olhares.

Anúncios
Artigo anteriorPróximo artigo