CIDADANIA

Para não passar a boiada: Inscrições para a eleição do Concidade terminam neste domingo (16)

As inscrições para a eleição dos conselheiros que integrarão o Conselho da Cidade de Natal (Concidade) terminam neste domingo (16). Para concorrer a uma vaga o candidato deve preencher o formulário virtual hospedado no site da prefeitura de Natal. Qualquer pessoa maior de 18 anos e residente em Natal pode se candidatar.

Para acessar o documento clique aqui

O mandato é válido por três anos, de 2021 a 2024. Os documentos de identificação deverão ser escaneados ou fotografados, e enviados em anexo ao próprio formulário de inscrição, em boa qualidade de resolução. A homologação e divulgação dos candidatos inscritos ocorrerá no dia 19 de maio de 2021 com publicação no Diário Oficial do Município, na página virtual do Conselho e nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Natal.

A votação dos delegados inscritos acontecerá no dias 28, 29 e 30 de maio de 2021.

O Concidades é principal fórum de debates e deliberações sobre as questões envolvendo a cidade. As discussões em torno do Plano Diretor, por exemplo, que definem regras sobre o ordenamento do município, passam pelo conselho. A elaboração de projetos de regulamentação de zonas de proteção ambiental e outras áreas importantes da cidade que hoje estão paradas, degradadas ou sem utilização do seu potencial econômico também é tema do Concidade.

Em abril de 2020, ganhou repercussão uma declaração do ministro do Meio Ambiente Ricardo Sales, que sugeriu durante uma reunião ministerial aproveitar a pandemia “para passar a boiada”, o que, na prática, significava aprovar leis que flexibilizassem a atual legislação ambiental. A expressão viralizou e pode ser usada para exemplificar a pressão que setores empresariais, em especial da construção civil, estão fazendo para indicar delegados alinhados à especulação imobiliária de Natal.

A participação social é uma arma importante para fiscalizar ações do executivo e ajudar na elaboração de leis que preservem o meio ambiente e tornem a cidade cada vez mais sustentável.

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *