Para organizar filas, Lais/UFRN lança política de agendamento de vacinação contra a covid-19
Natal, RN 28 de mar 2024

Para organizar filas, Lais/UFRN lança política de agendamento de vacinação contra a covid-19

7 de maio de 2021
Para organizar filas, Lais/UFRN lança política de agendamento de vacinação contra a covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte vai ganhar uma ferramenta para agendamento da vacinação contra a covid-19. O instrumento faz parte do RN + Vacina e será aplicado inicialmente, a partir da próxima quarta-feira (12), como projeto piloto, nos municípios de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

O sistema foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), a pedido do movimento da sociedade civil “Unidos pela vacina”, representado no estado pela professora Dra. Ana Beatriz Presgrave e pelo empresário Felipe Alecrim.

O coordenador do LAIS, professor Dr. Ricardo Valentim apresentou o resultado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7) e explicou que o Plano Nacional de Vacinação (PNI) é avançado, mas na pandemia é preciso melhorar a organização para aplicação de vacinas.

“Temos um contexto diferente, onde as demandas e a necessidade da população em se vacinar são diferente. A gente vê aglomerações, as pessoas as pessoas indo se vacinar fora do grupo ou quando não tem vacinas”, apontou.

O pesquisador Fernando Lucas mostrou os detalhes do sistema, que pretende ajudar gestores e cidadãos, com foco em reduzir aglomerações, de forma simples e transparente.
Quando o cidadão tiver acesso ao cartão de vacinação virtual perceberá a nova aba “Agendamentos de Vacinação” para que possa marcar a data do atendimento. O sistema também oferece opção para imunização contra a Influenza.

A página vai informar detalhes sobre as salas de imunização, com horário de atendimento e vagas disponíveis.

“Os mais de um milhão de cidadãos potiguares que já fizeram seu autocadastro vão estar elegíveis pra fazer o agendamento, desde que atendam as regras”, detalhou Fernando.
O cidadão não poderá escolher o tipo da primeira vacina, Coronavac, Pfizer ou Oxford. Será aplicada a que houver disponível no município. O agendamento da segunda dose será inteligente, com o mesmo imunizante.

Os cancelamentos da marcação poderão ser feitos com antecedência de até 24 horas.

Os secretários municipais de saúde de Parnamirim, Terezinha Rêgo, e São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, agradeceram a oportunidade de usar em primeira mão o sistema, contribuindo para resolver as aglomerações das filas.

De acordo com o RN + Vacina, 534.008 pessoas receberam a primeira dose e 264.006 completaram o esquema vacinal com as duas doses. Parnamirim tem 16.655 totalmente vacinadas, enquanto São Gonçalo do Amarante, 5.587.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.