Paulo Freire será homenageado com nome de comenda no RN
Natal, RN 26 de abr 2024

Paulo Freire será homenageado com nome de comenda no RN

2 de setembro de 2019
Paulo Freire será homenageado com nome de comenda no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O educador Paulo Freire será nome de comenda no Rio Grande do Norte. O projeto que cria a comenda Educador Paulo Freire foi protocolado pela deputada estadual Isolda Dantas (PT) na Assembleia Legislativa e vai tramitar nas comissões especiais até ir a votação em plenário.

Ele é o atual patrono da educação brasileiro, título concedido pelo governo federal, durante a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, através da lei nº 12.612.

A ideia é que o prêmio seja concedido anualmente a educadores populares, com destacada atuação em escolas, movimentos populares e sociais, nas cidades e no campo e a pessoas com pesquisas relevantes à educação popular. Também poderão receber a comenda instituições públicas ou privadas, além de entidades e organizações da sociedade civil organizadas com notória e reconhecida atuação em educação popular, na forma do caput deste artigo.

Paulo Freire está entre os autores mais citados em trabalhos acadêmicos no mundo. Isolda Dantas destaca o legado do educador e a relação dele com o Rio Grande do Norte, por meio do projeto de alfabetização inédito até então no Estado.

- Este projeto se faz relevante por entender a importância da contribuição dos educadores populares na sociedade contemporânea, bem como do pensamento do pedagogo Paulo Freire (1921-1997), doutor Honoris Causa, por 27 (vinte e sete universidades). Em Angicos, Paulo Freire implementou com um grupo de professores um projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”. A alfabetização em massa inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, que foi arquivado e nunca mais retomado depois do Golpe de 1964”, disse a parlamentar.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco. Foi professor de História e Filosofia da Educação da Universidade do Recife. Por causa deste cargo foi convidado a implementar uma experiência de alfabetização em Angicos/RN em 1963.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.