Pazuello afirma que vacinação começa em janeiro por Manaus, mas não crava data
Natal, RN 24 de abr 2024

Pazuello afirma que vacinação começa em janeiro por Manaus, mas não crava data

13 de janeiro de 2021
Pazuello afirma que vacinação começa em janeiro por Manaus, mas não crava data

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Brasil inicia a vacinação ainda em janeiro. A assertiva foi dada no início da tarde desta quarta-feira, 13, pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que está em Manaus, cidade duramente afetada pela pandemia do novo coronavírus. A data, no entanto, não foi fechada.

"Vamos vacinar em janeiro e Manaus será também a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus", afirmou Pazuello.

A capital do Estado do Amazonas voltou a enfrentar em 2021 uma nova onda da doença, com o aumento do registro de casos e mortes pela Covid-19.  No último domingo (10), bateu o triste recorde de sepultamentos diários desde o início da pandemia: foram 144 pessoas sepultadas.

Segundo o ministro, a distribuição da vacina será feita simultaneamente em todos os estados, seguindo a proporção da população.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, de acordo com o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, após a chegada da vacina, o estado começará a vacinar em até 72 horas. A distribuição será responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap/RN e a aplicação, dos municípios.

Uma reunião da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) com prefeitos e secretários de saúde dos municípios potiguares já foi realizada no último dia 8 de janeiro para discutir e planejar a imunização contra covid-10.

Natal

Sem um plano próprio de vacinação contra a Covid-19, a assessoria de comunicação da secretaria de saúde do município de Natal informou que seguirá as orientações do Ministério da Saúde e que as estratégias municipais serão divulgadas assim que o planejamento interno for concluído.

Em dezembro, conselheiros de Saúde do município de Natal cobraram da prefeitura de Natal um plano municipal de imunização de vacina contra Covid 19. O CMS aprovou o protocolo elaborado pelo sindicato dos servidores de Natal (Sinsenat), que exige que a vacina seja garantida como direito universal, além de definir as diretrizes, objetivos, metas, recursos financeiros, calendário e critérios dos primeiros grupos prioritários a serem vacinados até alcançar toda a população. Mas o documento não foi publicado ainda em diário oficial.

Vacinas

O anúncio do início da vacinação ocorre após críticas de diversos setores da sociedade à declaração do ministro sobre o início da imunização no “Dia D e na hora H”. Em nota, o ministério da Saúde anunciou que os 2 milhões de doses de vacinas contra covid-19 importadas da Índia deverão ser embarcadas para o Brasil no próximo sábado, dia 16.

O início da aplicação, no entanto, só poderá ocorrer após a aprovação do uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste domingo, a diretoria da agência irá analisar o  da  uso vacina importada da Índia por intermédio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de um lote de 6 milhões de doses que foram importadas pelo Instituto Butantan e fabricadas pela chinesa Sinovac.

De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é que a vacinação inicie no Brasil cinco dias após a aprovação concedida pela Anvisa.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.