Pesquisa CUT/Vox Populi: Fernando Haddad assume a liderança da eleição presidencial
Natal, RN 19 de abr 2024

Pesquisa CUT/Vox Populi: Fernando Haddad assume a liderança da eleição presidencial

13 de setembro de 2018
Pesquisa CUT/Vox Populi: Fernando Haddad assume a liderança da eleição presidencial

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O candidato do PT Fernando Haddad assumiu a liderança da eleição presidencial com 22% das intenções de voto, o que confirma o poder de transferência de voto do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde 7 de abril e impedido de concorrer à presidência da República pelo Tribunal Superior Eleitoral. É o que aponta a pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta-feira (13).

Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo, com 18%. Ciro Gomes (PDT) registra 10%, enquanto Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com 5% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos somam 21%.

Haddad foi confirmado como candidato do PT em substituição à Lula dia 11 de setembro e tem como vice a jornalista e deputada estadual Manuela D'Ávila (PCdoB).

O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%.

Haddad dispara e Marina despenca

No comparativo com a última pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada em julho, Fernando Haddad cresceu 10 pontos percentuais, a maior diferença entre os candidatos. Jair Bolsonaro subiu 2 pontos, dentro da margem de erro. A variação de Ciro Gomes também foi positiva, mas de apenas 1 ponto. Já Marina Silva e Geraldo Alckmin foram os candidatos que mais perderam eleitores. A candidata da Rede despencou de 11 para 5 pontos percentuais, uma perda de 6 pontos percentuais (ou mais de 50% dos eleitores), enquanto o tucano perdeu de 7% para 4%.

Essa é a primeira pesquisa que associou Haddad diretamente ao nome de Lula no questionário de entrevistas. Ao todo, 53% dos entrevistados reconhece Haddad como candidato do ex-presidente.

Fernando Haddad também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhecê-lo só de nome.

Ciro Gomes é o menos rejeitado (34%) entre os cinco candidatos mais bem posicionados. Haddad tem a segunda menor taxa, 38%. No outro extremo, com 57%, aparece Bolsonaro.

O Vox realizou diversas simulações de segundo turno. Bolsonaro venceria Alckmin (25% a 18%), empataria tecnicamente com Marina (24% a 26%) e perderia para Ciro(22% a 32%) e Haddad (24% a 36%). O pedetista e o petista vencem os demais. O instituto não fez a simulação de um confronto entre os dois.

Com informações da revista Carta Capital

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.