DEMOCRACIA

Pesquisa FIERN/Certus: Fátima lidera com 15 pontos sobre Carlos Eduardo Alves

A mais nova pesquisa divulgada neste domingo (23) pelo Instituto Certus em parceria com a FIERN aponta 2º turno na eleição para o Governo do Rio Grande do Norte entre a senadora Fátima Bezerra (PT) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT). Na pesquisa estimulada, a diferença entre os dois é de 15 pontos percentuais em favor da candidata petista.

A disputa, porém, ainda pode ser definida dia 7 de outubro. Faltando duas semanas para o pleito, a candidata do PT chegou a 49,76% dos votos válidos, contra 29,11% de Alves. Para vencer a eleição no 1º turno, o percentual de votos da petista precisaria ser maior que a soma dos votos válidos dos demais candidatos.

Os três principais concorrentes ao Governo cresceram em relação à pesquisa estimulada anterior, divulgada em 2 de setembro. Fátima chegou a 36,24%, Carlos Eduardo somou 21,21% e Robinson Faria foi citado por 10,43% dos eleitores entrevistados.

O maior crescimento registrado nesta pesquisa foi do candidato do PDT. Na pesquisa anterior, Carlos Eduardo tinha 15,74% e subiu 5,47 pontos percentuais. Fátima Bezerra também cresceu acima da margem de erro. Ela havia sido citada por 32,84% dos eleitores em 2 de setembro e cresceu 3,4 pontos em 20 dias.

O crescimento mais tímido foi do governador Robinson Faria, candidato à reeleição. Ele obteve 8,37% das intenções de voto na pesquisa anterior e subiu 2,06 pontos percentuais, o único que oscilou dentro da margem da erro.

Brenno Queiroga (Solidariedade) e professor Carlos Alberto (PSOL) estão tecnicamente empatados com 1,99% e 1,91%, respectivamente. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Robinson segue sendo o candidato mais rejeitado. Ao todo, 36,10% dos eleitores entrevistados disseram que não votam de jeito nenhum no atual governador. Fátima não seria votada por 13,03% dos eleitores e Carlos Eduardo Alves tem a rejeição de 9,49%.

Empate técnico entre Haddad e Bolsonaro

O candidato do PT Fernando Haddad lidera numericamente a preferência dos eleitores potiguares à presidência da República, segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Certus. Ele chegou a 31,19% das intenções de voto, contra 30,01% de Jair Bolsonaro. Pela margem de erro, ambos estão tecnicamente empatados.

O candidato do PDT Ciro Gomes chegou a 22,62% e está em 3º lugar. O tucano Geraldo Alckmin (PSDB) ultrapassou Marina Silva e foi citado por 4,5 % dos entrevistados. Ele está tecnicamente empatado com a candidata da Rede, cujo percentual caiu para 4,29%. Henrique Meirelles chegou a 2,57%, Álvaro Dias foi citado por 1,5% e João Amoedo obteve 1,18% das intenções de voto. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *