DEMOCRACIA, Principal

Pesquisa IBOPE aponta vitória de Fátima no 1º turno das eleições 2018

A primeira pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto IBOPE após o início da campanha eleitoral aponta a vitória no 1º turno da senadora e candidata ao Governo Fátima Bezerra (PT). A petista largou com 34% das intenções de voto, percentual maior que a soma de todos os demais candidatos juntos.

O segundo colocado é o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), citado por 15% dos entrevistados, enquanto o atual governador Robinson Faria (PSD) alcançou 8% das intenções. O empresário e professor Carlos Alberto de Medeiros (PSOL) foi lembrado por 2% dos eleitores e Breno Queiroga (Solidariedade) foi citado por 1% dos entrevistados. Os demais não atingiram 1%.

Fátima Bezerra ampliou a vantagem em relação a última pesquisa do IBOPE, divulgada em 21 de julho, quando a pesquisa apontou 31% das intenções de voto para a candidata do PT. Carlos Eduardo manteve os mesmos 15%, enquanto Robinson Faria caiu 1%, ainda que dentro da margem de erro.

A diferença entre Fátima e Carlos Eduardo Alves agora é de 19 pontos.

A pesquisa IBOPE foi realizada entre 14 e 16 de agosto.

Rejeição

O candidato mais rejeitado segue sendo o atual governador Robinson Faria. O índice de eleitores entrevistados que disseram não votar nele subiu de 54% em julho para 59% na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (18).

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves é rejeitado pro 17% do eleitorado e a senadora Fátima Bezerra (PT) por 14% dos entrevistados.

Senado

A briga pelas duas vagas no Senado Federal apresentou uma reviravolta, segundo o Instituto Ibope. O primeiro colocado agora é o capitão da Polícia Militar Styvenson Valentim (Rede), que alcançou 23% das intenções de voto. Não é possível comparar a perfomance eleitoral do candidato do Rede com a pesquisa anterior porque Valentim ainda não era candidato.

O atual senador Garibaldi Alves (MDB) aparece na segunda colocação com 21%, tecnicamente empatado com Styvenson.

O ex-governador Geraldo Melo surge na terceira posição citado por  14% dos eleitores, tecnicamente empatado com a deputada federal Zenaide Maia (PHS), que obteve 12% das intenções de voto.

Os demais candidatos citados na pesquisa foram Antônio Jácome, do Podemos (7%), Alexandre Motta, do PT (4%), Ana Célia, do PSTU (4%), Bispo Levi Costa, do PRTB (3%), Douglas Azevedo, do Patriotas (2%), João Morais, do PSTU (2%), Magnólia, do Solidariedade (2%). Joanílson Rêgo (DC), Jurandyr Marinho (PRTB), Professor Laílson (PSOL) e Telma Gurgel (PSOL) foram citados por apenas 1% dos entrevistados.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"