DEMOCRACIA

Pesquisa ignorada pela mídia aponta 2º turno em Natal e empate técnico entre Kelps e senador Jean pelo 2º lugar

Uma pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de outubro pelo Instituto RealTime Big Data e ignorada pelos órgãos de imprensa aponta chances reais de 2º turno nas eleições para a prefeitura de Natal e uma disputa acirrada pela segunda colocação entre Kelps Lima (Solidariedade) e o senador Jean (PT).

O Instituto paulista ouviu 1.000 pessoas em três dias e registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RN-08859/2020. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O RealTime BigData é o mesmo instituto que fechou parceria com a CNN Brasil para pesquisa em algumas capitais brasileiras.

O atual prefeito Álvaro Dias (PSDB) lidera as intenções de voto com 32%, mas como a soma dos demais 12 candidatos na disputa é de 39%, ultrapassando o percentual do tucano, haveria 2º turno se as eleições fossem hoje.

Há uma disputa real e acirrada pela segunda colocação e eventual opositor de Álvaro Dias no 2º turno. Na pesquisa estimulada, quando são oferecidos ao entrevistado os nomes dos candidatos, Kelps Lima aparece com 9% das intenções de voto, seguido do senador Jean, com 7%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3%, os dois candidatos estariam tecnicamente empatados.

Logo atrás do petista, aparecem Hermano Moraes (PSB) e delegado Leocádio (PSL), ambos com 5%. Também pela margem de erro, os dois estariam empatados tecnicamente na 3º posição com o senador Jean.

Carlos Alberto (PV) aparece com 4% e três candidatos surgem numericamente empatados com 2%: coronel Azevedo (PSC), coronel Hélio Oliveira (PRTB) e Jaidy Oliveira de Souza (DC).

Afrânio Miranda (Podemos), Fernando Pinto (Novo) e Fernando Freitas (PCdoB) tiveram 1% das intenções de voto. O candidato do partido Novo, no entanto, abandonou a disputa.

As candidatas Nevinha Valentim (PSOL) e Rosália Fernandes (PSTU) não pontuaram. De acordo com o Instituto RealTime BigData, brancos, nulos e eleitores que não souberam responder são 29%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Álvaro Dias segue na liderança, com 18%. O senador Jean e Kelps Lima também aparecem tecnicamente empatados na 2ª colocação. No entanto, ao contrário da pesquisa estimulada, na espontânea Jean do PT aparece na frente com 4%, contra 3% de Kelps.

Delegado Leocádio e Hermano Moraes, foram citados por 2% dos entrevistados. Já coronel Hélio Olveira e Carlos Alberto tiveram 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.

Álvaro Dias é o candidato mais rejeitado

O RealTime BigData também avaliou o grau de rejeição dos candidatos que estão na disputa. O atual prefeito Álvaro Dias (PSDB) foi rejeitado por 15% dos entrevistados. NA sequência aparecem Kelps Lima (11%), Hermano Moraes (8%) e delegado Leocádio (6%). Empatados com 5% de rejeição estão coronel Azevedo, coronel Hélio Oliveira e senador Jean.

O empresário Afrânio Mirando é rejeitado por 3% dos entrevistados, enquanto 2% rejeitam Carlos Alberto, Fernando Freitas e Fernando Pinto. Jaidy Oliveira foi citada por 1% dos entrevistados e as duas únicas candidatas que também não pontuaram foram Rosália Fernandes e Nevinha Valentim.

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *