CIDADANIA

Pesquisador da Fiocruz dá curso sobre regulamentação de agrotóxicos em Natal

Anúncios

O Fórum Estadual de Combates aos Efeitos dos Agrotóxicos promove na próxima quarta-feira (12) um curso gratuito sobre a regulamentação dos defensivos agrícolas e os efeitos para a saúde das pessoas. O evento será realizado a partir das 8h, no auditório do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na área.

A curso será ministrado pelo pesquisador Luiz Claudio Meirelles, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, e é voltada para profissionais da saúde, instituições membros do FECEAGRO e sociedade civil. A formação busca aprimorar a atuação dos profissionais no campo da vigilância e controle dos agrotóxicos, a partir de temas como o marco regulatório dos agrotóxicos e o monitoramento de resíduos.

Para participar do curso “Regulamentação de agrotóxicos e saúde”, os interessados podem se inscrever por meio do email feceagro.rn@gmail.com ou pelo telefone (84) 99985-9668.

Audiência Pública – PL 6299/2002

Como parte do evento, no período da tarde, será realizada uma audiência pública sobre o projeto de lei 6299/2002, também conhecido como “pacote do veneno”. Este PL representa em seu conjunto uma série de medidas que buscam flexibilizar e reduzir custos para o setor produtivo, negligenciando os impactos para a saúde e o meio ambiente. Em junho, o projeto foi aprovado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados e aguarda para ser apreciado pelo plenário da casa, ainda sem data para votação.

Uma das mudanças propostas no projeto é a mudança do nome “agrotóxico” por “defensivo fitossanitário e produtos de controle ambiental”. A justificativa é que o termo gera preconceito contra o agronegócio. Caso o PL seja aprovado, serão facilitadas ainda mais a comercialização, utilização, armazenamento e transporte de agrotóxicos.

Serviço

Curso “Regulamentação de agrotóxicos e saúde”
Data: 12 de setembro
Local: Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região (Rua Dr. Poty Nóbrega,1941 – Lagoa Nova)
Contatos: (84) 99985.9668 / feceagro.rn@gmail.com

 

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *