CULTURA

Podcast celebra escritoras do RN, de ontem e de hoje, que usam literatura em favor do empoderamento feminino

As mulheres do Rio Grande têm pioneirismo histórico na busca pelo espaço feminino na sociedade. Precedendo Alzira Soriano (1897-1963), primeira prefeita brasileira governando a pequena Lajes, no interior do Estado, antes mesmo que as mulheres pudessem votar no Brasil, Nísia Floresta (1810-1885), também potiguar, fazia história com uma luta feminista marcada por trabalhos literários e busca pela educação de meninas.

Depois dela, muitas outras radicadas ou nascidas em território potiguar encontraram na poesia e literatura a voz que faltava para a manifestação de ideias e busca por liberdade. É sobre a obra e vida dessas autoras que as jornalistas Mônica Costa e Luana França criaram o podcast “O que dizem essas mulheres?”.

O primeiro episódio do programa foi lançado dia 26 de fevereiro nos principais tocadores e no site Nossa Ciência.A série já está no terceiro episódio e apresentou as ideias das poetas Zila Mamede e Rizolete Fernandes, além da trajetória da própria Nísia Floresta.

A paraibana que viveu em Natal até a morte Zila Mamede foi a primeira de seis escritoras a ser apresentada. Em formato de narrativa, Mônica e Luana traçam uma reportagem com poemas, informações e entrevistas sobre a trajetória da paraibana-potiguar nascida em 1928.  A poetisa (ou poeta) publicou cinco livros de poesias: Rosa de pedra (1953), Salinas (1958), O arado (1959), Exercício da palavra (1975) e Corpo a corpo (1978) e ainda escreveu estudos bibliográficos sobre Câmara Cascudo e João Cabral de Melo. O nome dela figura entre os mais importantes do país. O episódio de Zila resgata áudios dela mesma recitando os próprios versos.

Contemporânea e amiga de Zila, Myrian Coeli é retratada no quinto episódio. Junto a Nísia Floresta (terceiro programa), as três fecham a lista das escritoras já falecidas.

Pesquisadora Maria Lucia Pallares Burke participa do programa sobre Nísia Floresta / Foto: Divulgação

Já as poetas Rizolete Fernandes, Michele Ferrett e Carmen Vasconcelos são as mulheres-tema vivas do projeto e que seguem produzindo e militando através da literatura:

“A obra delas é muito atual, né? Como deve ser uma boa literatura, uma boa poesia. E nós queríamos falar delas para que as pessoas tivessem interesse e buscassem conhecer o que elas escreveram”, conta Mônica Costa, que prossegue:

“A intenção é falar de autoras de diferentes gerações e que tiveram, na escrita, uma forma de militância pelo empoderamento das mulheres, na perspectiva de elas tenham um papel fundamental na sociedade”, explica a jornalista.

A previsão inicial é de que o projeto tenha temporada única, financiada com recursos da lei Aldir Blanc. Todavia, as jornalistas não descartam a possibilidade de continuação do projeto. Edição e mixagem de áudio dos episódios são realizadas pelo músico e percussionista Eryckson de Lima Santana. Além de ser disponibilizado no site Nossa Ciência, o podcast será lançado nas plataformas de streaming, com dois programas semanais, nas segundas-feiras e sextas-feiras.

Confira o primeiro episódio do podcast “O que dizem essas mulheres?”:

Calendário:
26/02 Episódio #1 – Zila Mamede
01/03 Episódio #2 – Rizolete Fernandes
05/03 Episódio #3 – Nísia Floresta
08/03 Episódio #4 – Michelle Ferret
12/03 Episódio #5 – Myrian Coeli
15/03 Episódio #6 – Carmen Vasconcelos

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *