Políticos da esquerda brasileira vão acompanhar eleições na Argentina
Natal, RN 20 de abr 2024

Políticos da esquerda brasileira vão acompanhar eleições na Argentina

26 de outubro de 2019
Políticos da esquerda brasileira vão acompanhar eleições na Argentina

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um grupo de políticos da esquerda brasileira vai acompanhar em Buenos Aires as eleições da Argentina neste domingo (27). O ex-senador Lindberg Farias, o senador Humberto Costa, o ex-chancelar Celso Amorim, além dos ex-deputados federais Aloísio Mercadante e Manuela D’Avila foram convidados pela Frente de Todos, dos candidatos Alberto Fernández e Cristina Kirchner, e atuarão como observadores internacionais. O filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, também integra a comitiva.

Lindberg Farias compara o atual momento da América Latina com a conjuntura de períodos de ditaduras e também do final dos anos 1990, quando a crise provocada pelos efeitos do neoliberalismo na Argentina, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Equador e Brasil levou a mudanças no modelo de governo desses países, a partir da pressão popular

- Essa é a terceira ofensiva neoliberal na América Latina. A primeira foi sob ditadura, a de Pinochet no Chile, onde os professores da escola de Chicago, dirigida por Milton Friedman, implantaram todo aquele receituário, e depois na Argentina, na ditadura do general Rafael Videla, quando o ministro da Fazenda era Martín Diós. Depois tivemos uma segunda grande ofensiva nos anos 1990. Após o consenso de Washington em 1989, o que ocorre é que todos os governos caíram. Vale dizer que naquele momento era uma implantação (do neoliberalismo) mais gradual que agora”, avalia.

O primeiro país a optar por outro modelo de governo, ainda em 1998, foi a Venezuela, que substituiu Carlos André Perez por Hugo Chávez. No Brasil, em 2002, Fernando Henrique Cardoso deu lugar a Lula. A Argentina se afundou numa crise sem precedentes e viu cinco presidentes diferentes ocuparem a Casa Rosada em apenas 12 dias:

- O ex-presidente De La Rua fugiu de helicóptero da Casa Rosada, onde estamos agora , depois entrou Kirchner. Vieram Tabaré Vásquez e Pepe Mujica no Uruguai, Evo Moraes na Bolívia, Rafael Correia no Equador, e por aí vai. Estamos vivendo agora uma ofensiva mais radical que nos anos 90. Agora não tem gradualismo, é tudo ao mesmo tempo agora. Veja Paulo Guedes privatizando tudo, querendo tirar todos os direitos do povo. E isso, claro, vai levar a uma explosão social. Por isso é importante essa virada”, reflete.

O ex-senador Lindberg Farias (PT) falou com a agência Saiba Mais/ComunicaSul na Plaza de Mayo (foto: Tânia Ferreira)

O ex-senador pelo PT do Rio de Janeiro lembra como Maurício Macri foi saudado pela imprensa tradicional brasileira, em especial a Rede Globo:

- Macri era o príncipe do liberalismo. Lembro como a Rede Globo cobria no Brasil o início do governo Macri. E cinco anos depois não vai ter segundo turno ! A eleição está tranquila porque as pessoas sabem que ele vai perder. E esses ventos vão pro Brasil”, acredita Farias, destacando o ex-presidente Lula no processo de reorganização da América Latina:

- A figura do Lula é central, amanhã (domingo) é aniversário do ex-presidente e vai ter vários atos espalhados pelo mundo. Está claro que ele vai sair (da cadeia) no final do ano e a saída dele pode levantar o Brasil. Depois do Chile, Equador, Bolívia e essa vitória na Argentina, será a vez do Brasil. E Lula Livre significa muito para a América Latina”, disse.

Os observadores internacionais podem ser convidados pelos partidos e também por entidades, a exemplo do ParlaSul, OEA, Parlamento Europeu, União Europeia, entre outros.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.