População reclama de demora e registra filas longas em pontos de vacinação, testagem e atendimento à covid-19 em Natal
Natal, RN 23 de abr 2024

População reclama de demora e registra filas longas em pontos de vacinação, testagem e atendimento à covid-19 em Natal

21 de janeiro de 2022
3min
População reclama de demora e registra filas longas em pontos de vacinação, testagem e atendimento à covid-19 em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quem chegou na manhã desta sexta (21) com suspeita de covid-19 ao centro de enfrentamento às síndromes gripais montado no Cemure (Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves) pela Prefeitura de Natal, apesar do mal-estar provocado pela doença, teve que aguardar de pé e até no sol na fila de espera.

O vídeo, que registra uma fila quilométrica na unidade, foi feito depois do meio dia por uma das pessoas que aguardavam atendimento desde as 8h. No local há muitas pessoas tossindo e apenas três médicos atendendo.

A unidade, que fica localizada no bairro Nazaré, já havia fechado quatro horas antes do previsto na última terça (18) por causa da alta procura. Algumas pessoas que ainda aguardavam na fila de espera ficaram revoltadas porque tiveram que voltar para casa sem atendimento. São atendidas, em média, 400 pessoas por dia no Cemure. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade fechou às 13h na última terça por ter atingido esse limite.

Imagens cedidas

Pais reclamam de fila para vacinação de crianças

Se aguardar na fila é um exercício de paciência para os adultos, para as crianças então ele se torna quase inviável. Pais, mães e responsáveis que levaram seus filhos para que fossem vacinados na manhã desta sexta (21) também registraram uma longa fila de espera pelos corredores do Shopping Midway Mall.

Outra reclamação são os poucos pontos de vacinação disponíveis para imunização infantil. Desde quinta (20), A secretaria de Saúde de Natal deu início à vacinação das crianças entre 10 e 11 anos, sem comorbidades ou deficiência. Além desse grupo, desde terça (18) também estão sendo imunizadas as crianças entre 05 e 11 anos de idade com comorbidades e deficiência.

Imagens cedidas

A recomendação aos pais ou responsáveis é que eles façam antecipadamente o cadastro da criança no RN Mais Vacina. No caso de Natal, os detalhes sobre a vacinação, documentos necessários e a situação das filas estão disponíveis na plataforma https://vacina.natal.rn.gov.br/.

As vacinas estão sendo aplicadas na Sala de vacina no shopping Midway Mall com funcionamento de terça a domingo das 10h às 21h; na Sala de vacina no Partage Norte Shopping com funcionamento de terça a domingo das 14h às 20h e nas 10 salas de vacinação em UBS's (Unidades Básicas de Saúde) com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 15h (com intervalo de 60 minutos para almoço):

Norte 1:

UBS Pajuçara: Rua  Maracaí, S/N, Conjunto Pajuçara

USF Nova Natal : Rua  Do Pastoril, Nova Natal, Lagoa Azul

Norte 2:

USF Vale Dourado:  Rua Irmã Vitória, N° 02, Igapó

USF Panatis:  Rua Das Pimenteiras, S/N, Panatis

Sul:

UBS Ponta Negra: Rua Dr. José Medeiros, 01. Ponta Negra

UBS Planalto: Rua Miramangue, 08. Planalto

Leste:

USF Rocas: Rua Francisco Bicalho, S/N, Rocas

UBS Alecrim: Rua Fonseca e  Silva, N° 1129, Alecrim

Oeste:

UM Felipe Camarão II: Rua Santa Cristina, N° 882, Felipe Camarão

USF Bairro Nordeste: Rua alto da Bela Vista, N° 492, Bairro Nordeste

Saiba Mais

Natal descumpre orientação da Sesap na vacinação infantil e SMS diz que municípios têm autonomia para definir estratégia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.