Por unanimidade, 6ª Turma do STJ manda soltar Temer
Natal, RN 24 de abr 2024

Por unanimidade, 6ª Turma do STJ manda soltar Temer

14 de maio de 2019
Por unanimidade, 6ª Turma do STJ manda soltar Temer

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, pela soltura do ex-presidente Michel Temer, preso preventivamente desde o dia 9 de maio em São Paulo. A prisão preventiva foi derrubada pela concessão de Habeas Corpus em que o relator, ministro Antonio Saldanha, e os ministros Laurita Vaz, Rogério Schietti e Nefi Cordeiro foram favoráveis.

Segundo Saldanha, Temer não atrapalharia as investigações, já que “não exerce mais cargo de relevância." A ministra Laurita Vaz, que votou em seguida, disse que o combate à corrupção não pode virar um "caça às bruxas." O terceiro a votar foi o ministro Rogerio Schietti, que também defendeu a liminar favorável ao ex-presidente. O último a votar foi o ministro Nefi Cordeiro.

Em vez de ser preso, o ex-presidente deverá cumprir medidas cautelares como entregar o passaporte e ter os bens bloqueados. Ele também está proibido de manter contato com outros investigados, mudar de endereço, deixar o país, fazer negócios com empresas investigadas e de ocupar cargos de direção partidária.

Temer é suspeito de liderar organização criminosa e foi preso preventivamente na Operação Descontamicação, da Lava Jato, acusado de desviar R$ 1,8 bilhão, em 30 anos.

Com a decisão, o STJ vai enviar um oficio para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que deverá comunicar a juíza Caroline Figueiredo, da 7ª Vara Criminal do Rio. Depois, será expedido o alvará para soltura de Temer em São Paulo. A decisão ainda é provisória.

Durante esta terça-feira, também foi solto o policial reformado João Baptista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima, que é dono da empresa Argeplan e amigo de Temer.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.