TRANSPARÊNCIA

Prefeito de Natal desiste de furar fila e técnica em enfermagem é a primeira a receber vacina contra covid-19 em Natal

 Foto: Alex Régis I Imagem: reprodução do site da Prefeitura de Natal

Ednalva Maurício da Silva, 54 anos, técnica em enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Zona Norte de Natal, foi a primeira paciente a receber a vacina contra a covid-19 em Natal. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, depois de desistir de furar a fila para receber a imunização foi quem aplicou a vacina. O ato simbólico que deu início à vacinação na capital potiguar aconteceu no Ginásio Nélio Dias.

Em sua conta no twitter, Álvaro Dias justificou que seria o primeiro a receber a vacina para dar o exemplo às pessoas que têm medo de receber a imunização contra a covid-19, além disso, ele argumentou que também faz parte do grupo de risco. O prefeito de Natal tem 61 anos e é médico, padrão fora da classificação de grupo prioritário para a vacinação nessa 1ª etapa, que devido ao pequeno número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, foi limitado aos profissionais de saúde da linha de frente e idosos em abrigos.

Natal recebeu 12.235 doses da Coronavac e tem 35 mil profissionais da saúde, além de 30 mil idosos para vacinar. À princípio, na 1ª etapa de vacinação seriam imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, aqueles que trabalham em hospitais (da rede estadual, municipal e privada) e UPA’s; além de idosos com 75 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais que moram em abrigos e moradores de comunidades ribeirinhas.

A vacinação começou na capital potiguar na manhã desta quarta (20) com filas registradas nos pontos onde foram instalados os sistemas de vacinação que vão funcionar em esquema drive thru; no Ginásio Nélio Dias, no Palácio dos Esportes, no Shopping Via Direta e na Arena das Dunas. Para se vacinar, os profissionais de saúde terão que apresentar a escala de trabalho do mês atual e documento de identificação. A aplicação acontece das 08 às 16 horas.

Foto do 1º dia de vacinação na Arena das Dunas, em Natal I Imagens: cedidas

 

Imagem: reprodução redes sociais

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *