DEMOCRACIA

Prefeitura antecipa fase 3 da reabertura e libera bebida alcoólica no comércio de Natal

Anúncios

A prefeitura de Natal liberou nesta sexta-feira (31) a venda de bebidas alcoólicas nos comércios na capital. A ação antecipa a segunda etapa da fase 3, definida, anteriormente, em decreto, para 5 de agosto. A decisão, segundo o município, foi tomada devido a redução das taxas epidemiológicas. O Governo do Estado manteve a decisão de liberar a venda de bebida alcóolica a partir do dia 5 de agosto.

A cidade de Natal conta com 18.850 casos confirmados de Covid-19 , 29.940 suspeitos e 740 óbitos. Os óbitos da capital representam 42% das mortes em todo o estado.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar com a venda das bebidas alcoólicas serão bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food parks, buffets, casas de recepção e similares. O funcionamento dos locais estará permitido em horários estabelecidos, de 11h às 23h. Além disso, os comércios devem seguir os protocolos sanitários definidos anteriormente, como o uso de máscaras e o distanciamento social. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município.

O documento decretou, ainda, a reabertura de escolas de treinamentos, cursos profissionalizantes e de reciclagem profissional. Nesses, estão os seguimentos: cursos de formação, extensão e reciclagem de vigilantes, escolas de futebol, artes marciais e dança, apenas para treino e condicionamento físico, desde que não haja contato físico entre os participantes.

O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) alegou que a decisão para a antecipação foi com base na redução de dados epidemiológicos que o município apresentou, além da disponibilidade de leitos críticos (UTI e semi-intensiva) e clínicos, bem como obedeceu a um parecer favorável do comitê cientifico instaurado pelo poder executivo municipal.

A agência Saiba Mais buscou o comitê científico municipal, mas até o momento não obteve respostas sobre o parecer.

A segunda etapa da terceira fase da retomada das atividades econômicas estava prevista para acontecer em 5 de agosto. Em 27 de julho, a prefeitura autorizou a reabertura dos shoppings que faz uso de ventilação com sistema de ar-condicionado.

 

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *