TRANSPARÊNCIA

Prefeitura de Natal quer rebatizar avenida Salgado Filho com o nome do fundador das lojas Riachuelo

A base do prefeito Álvaro Dias (PSDB) na Câmara Municipal de Natal tentou votar em regime de urgência nesta terça-feira (18) um projeto enviado pela prefeitura de Natal que altera o nome da avenida Salgado Filho para avenida Nevaldo Rocha, fundador das lojas Riachuelo, morto em 17 de junho, aos 91 anos de idade.

A proposta pegou de surpresa a oposição e parlamentares que não estão na base do governo e se declaram independentes. Não houve consulta aos vereadores e nem à população.

A vereadora Divaneide Basílio (PT) criticou a postura da mesa diretora, isolada de uma reunião na comissão de Planejamento marcada com apenas 9 minutos de antecedência e na sala do presidente. Como a parlamentar está trabalhando de forma remota, não teve como participar.

– Me senti desrespeitada, não sou menos vereadora que os demais. Isolar uma vereadora de participação da comissão é uma afronta”, disse

Após bate-boca entre os vereadores, a votação foi adiada para o dia 27 de agosto e deverá ocorrer em dois turnos, em regime de urgência. A oposição criticou o projeto por não ouvir os moradores e comerciantes da região, que serão penalizados em razão da mudança do endereço. Encomendas e entregas de mercadorias e outros objetos terão problemas. Empresas que funcionam na região precisarão mudar o CNPJ e o endereço, o que provocará um impacto social e econômico na área . A prefeitura também terá que custear a alteração em todas as placas de sinalização da capital.

Nem o município nem os vereadores da base do prefeito informaram os custos da mudança. Outro detalhe que chama a atenção é a proposta surgir a menos de três meses das eleições municipais. Isso porque o empresário Flávio Rocha é um dos principais financiadores de campanha do país.

Avenida

A avenida Salgado Filho é uma das principais vias públicas de Natal por cortar boa parte da cidade a partir da BR-101 até a ligação com a Hermes da Fonseca. É naquele percurso que está localizado o shopping Midway Mall, construído pelo grupo Guararapes, fundado por Nevaldo e hoje sob a condução do filho e empresário Flávio Rocha. O local é o mesmo onde funcionou a primeira sede da fábrica Guararapes, braço têxtil da família.

Essa não é a primeira vez que tentar mudar o nome da avenida Salgado Filho. Em 2015, o então prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) chegou a anunciar a via seria rebatizada. Um dos nomes cotados na época era o do jornalista e pai do hoje ex-prefeito, Agnelo Alves, que morrera naquele mesmo ano.

Além de Divaneide Basílio, outros vereadores se posicionaram contra a votação do projeto sem ouvir a população, entre eles Fernando Lucena (PT), Maurício Gurgel (PV), Júlia Arruda (PCdoB) e até o bolsonarista Cícero Martins (PP).

Nevaldo

Nevaldo Rocha é natural de Caraúbas (RN), município potiguar distante 300 quilômetros de Natal. Após as primeiras experiências sem sucesso no comércio da capital, muda para Pernambuco e, em 1951, inaugura uma pequena loja de confecções em Recife, a qual dá o nome de Guararapes, em homenagem à batalha dos Guararapes, ocorrida no século XVII entre o exército holandês e os simpatizantes do império português. A volta para Natal aconteceria em 1959, se estabelecendo onde hoje funciona o Midway. Desde então, o grupo empresarial goza de incentivos fiscais do Estado.

Salgado Filho

Joaquim Pedro Salgado Filho nasceu em Porto Alegre e foi senador da República. Na carreira política, ficou conhecido como um dos principais apoiadores do ex-presidente Getúlio Vargas. Morreu num acidente aéreo em 1950 e hoje dá nome a avenidas em várias capitais do país, além de batizar aeroportos, como o de Porto Alegre (RS), cidades, bairros, avenidas e escolas.

 

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *