Profissionais da educação no RN começam a ser vacinados a partir de 24 de maio
Natal, RN 25 de abr 2024

Profissionais da educação no RN começam a ser vacinados a partir de 24 de maio

15 de maio de 2021
Profissionais da educação no RN começam a ser vacinados a partir de 24 de maio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os profissionais da educação no Rio Grande do Norte começam a ser vacinados a partir de 24 de maio. A data foi anunciada pela governadora Fátima Bezerra (PT), que tem se destacado na cobrança da imunização dos professores em nível nacional. A expectativa é que os imunizantes aplicados neste grupo específico sejam retirados da reserva técnica.

Pela proposta, serão utilizadas 12.355 doses da reserva técnica do Estado, considerando as fases D1 e D2, da vacina Oxford/Astrazeneca. Inicialmente terão prioridade os trabalhadores da educação da rede pública municipal e estadual, compreendendo professores e professoras que atuam em sala de aula, seguindo o escalonamento por idade de forma decrescente. Posteriormente serão contempladas as demais categorias laborais que exercem atividades nas dependências das unidades escolares públicas, tais como merendeira, pessoal administrativo, porteiros e ASG. Na etapa seguinte serão imunizados os trabalhadores da rede privada.

A vacinação dos profissionais da Educação tem sido apontada como condição pelo Sindicato da categoria para a volta às aulas presenciais.

Inquérito sorológico revelou que 18% das crianças testadas apresentaram contato com o vírus. Por isso, a comissão criada no âmbito da educação para avaliar o cenário da pandemia considera imprescindível a imunização de trabalhadores e trabalhadores em creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Rio Grande do Norte segue iniciativas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Desde que foi aprovado o plano nacional de imunização contra a Covid-19, a governadora professora Fátima Bezerra vem defendendo o reposicionamento dos trabalhadores em Educação na lista de prioridades da vacinação.

“É algo muito importante, diante da necessidade de reabertura das escolas. E nossa defesa tem sido, desde o início, a importância da imunização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação para uma retomada das aulas presenciais de forma segura para todos. Lutamos incansavelmente, desde o ano passado, para incluir os profissionais de educação como prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI). E prometi que não descansaria enquanto não conseguíssemos incluir esses profissionais. E isto se justifica pela importância da educação. Lembro que, junto aos demais governadores, chegamos a enviar carta aos ministros da Saúde e da Educação com essa solicitação de inclusão. Vitória da cidadania e da dignidade!”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Deputado do PT apresentou projeto para incluir profissionais da educação no grupo prioritário

Autor de projeto lei que inclui profissionais de educação nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19, o deputado Francisco do PT celebrou o plano de imunização apresentado pela Sesap.

“A gente sabe que não existe outro caminho para a retomada das aulas presenciais, a não ser a vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Por isso essa tem sido a nossa luta e este anúncio é um grande motivo de celebração”, comemorou o parlamentar.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.