CIDADANIA

Projeto de arborização desenvolvido pelo vereador Robério Paulino quer plantar 50 mil árvores em Natal

Natal já recebeu o título de ar mais puro das Américas, após estudo feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a pedido da Nasa (agência espacial dos EUA). Mas a falta de execução do Plano de Arborização Urbana previsto no atual Plano Diretor de Natal pode comprometer esse título e as condições climáticas locais. É o que avalia o vereador de Natal, Robério Paulino (PSOL) que está desenvolvendo um projeto de arborização na capital potiguar.

Natal é infelizmente muito mal arborizada e está esquentando muito, pelo adensamento das construções e corte da sua cobertura vegetal. Nosso projeto construiu 3 viveiros próprios, nos quais já foram semeados milhares de mudas, porque não existem grandes viveiros em Natal, sequer públicos”, afirma Robério.

Nas cidades, as árvores desempenham um papel importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Além da estratégia de amenização de aspectos ambientais diversos, a arborização das cidades contribui nos aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico.

O projeto Arboriza Natal objetiva plantar 50.000 mudas de árvores frutíferas e de sombra em Natal, em todas as regiões da cidade. “Será tocado por nosso mandato em aliança com distintas instituições que queiram ser parceiras”, esclarece o vereador.

A expectativa, segundo o vereador, é que nos próximos três meses, quando tem início o período de inverno e maior incidência de chuvas, sejam plantados os primeiros milhares de mudas na cidade, em todas as regiões.

O professor Robério Paulino já conduziu nos últimos 10 anos um projeto de extensão de produção de mudas na UFRN, o “Projeto Plante Enquanto é Tempo”, pelo qual foram produzidos para distribuição gratuitas mais de 30.000 mudas. Agora, esse novo projeto não pretende distribuir, mas plantar diretamente na cidade 50.000 novas mudas.

A primeira ação do projeto foi realizada no último sábado, 24, e reuniu mais de 50 participantes, com a plantação de 80 mudas na Praça da Árvores de Natal, em Mirassol. Nas próximas semanas estão agendados diversos novos plantios.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo