Projeto que alfabetizou quase 40 mil crianças na periferia de Natal é reconhecido como de utilidade pública
Natal, RN 29 de mar 2024

Projeto que alfabetizou quase 40 mil crianças na periferia de Natal é reconhecido como de utilidade pública

9 de outubro de 2019
Projeto que alfabetizou quase 40 mil crianças na periferia de Natal é reconhecido como de utilidade pública

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Associação Padre Tiago Theisen, que trabalha com a alfabetização de crianças carentes na Zona Norte de Natal desde 1972, teve seu caráter de utilidade pública reconhecido pela Câmara Municipal de Natal. O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT-RN), foi aprovado nesta quarta-feira (9) em regime de urgência, por unanimidade dos vereadores natalenses.

Em 45 anos de trabalho na área de educação, quase 40 mil crianças foram alfabetizadas na periferia da capital potiguar.

Tiago Theisen nasceu em 1930 na cidade de Namur, na Bélgica, e chegou ao Brasil em 1968 pelas mãos do então arcebispo do Rio Grande do Norte Dom Nivaldo Monte. A primeira parada foi Recife (PE), mas logo o destino seria Natal (RN), onde ergueu 42 igrejas.

Theisen renunciou ao sacerdócio em 2010, aos 80 anos de idade. Às vésperas de completar 90 anos, a associação que leva o nome dele foi reconhecida como de utilidade pública, o que dará o direito à entidade, por exemplo, pleitear novos financiamentos para dar sequência a projetos sociais.

A própria vereadora do PT Divaneide Basílio, quando criança, participou do projeto. Ela foi uma das crianças alfabetizadas pela associação do padre.

"Eu fui uma das muitas crianças de origem popular e periférica alfabetizadas pela Associação do padre Tiago. É um enorme satisfação, agora como vereadora, poder contribuir com a luta dessa instituição, que, com esse título de utilidade pública, vai poder buscar apoios e novos financiamentos para continuar e melhorar seu trabalho", comentou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.