PSL suspende Eduardo Bolsonaro e mais 17 deputados do partido
Natal, RN 28 de mar 2024

PSL suspende Eduardo Bolsonaro e mais 17 deputados do partido

4 de dezembro de 2019
PSL suspende Eduardo Bolsonaro e mais 17 deputados do partido

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Eduardo Bolsonaro e mais 17 deputados foram suspensos pelo PSL por tentarem afastar Luciano Bivar da presidência da sigla. O filho do presidente Jair Bolsonaro, junto com mais três deputados, pegaram a maior pena: um ano de suspensão.

Com a punição, o parlamentar perde a liderança na Câmara, já que fica proibido de participar de comissões, assinar listas e falar em nome da sigla no Congresso. Eduardo só manterá o comando da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional até o final do ano por ter sido eleito presidente. Outros dez deputados tiveram suspensões definidas entre três e 10 meses, e quatro foram advertidos.

A suspensão dos deputados é uma derrota para a ala ligada ao Bolsonaro, que queria a expulsão para conseguir sair do partido sem perder o mandato. Os punidos já tinham anunciado a intenção de irem para o Aliança pelo Brasil, partido a ser fundado pelo presidente.

A crise no PSL começou com os apoiadores de Bolsonaro que queriam afastar Bivar para controlar os recursos públicos para a próxima eleição. A manobra não deu certo e obrigou Bolsonaro a sair do partido.

As suspensões ainda serão analisadas pelo presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM). Caso ele entenda que as punições foram arbitrárias, Maia pode revê-las.

De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, os deputados Joice Hasselmann e Felipe Francischini são os favoritos para assumir a liderança do PSL na Câmara.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.