CIDADANIA

Quanto mais bolsonarista a cidade, mais casos de covid-19, diz estudo

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizado em parceria com o Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD) mostra o que eles chamaram de “Efeito Bolsonaro”: quanto mais bolsonarista uma cidade, pior o número de casos confirmados de pessoas infectadas com covid-19.

A pesquisa fez um cruzamento entre o resultado das eleições presidenciais de 2018 nos 5.570 municípios brasileiros, e o avanço da doença.

O resultado mostra que há uma relação direta entre a preferência pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que está sempre minimizando a doença, e o agravamento da pandemia.

De acordo com a pesquisa, para cada 10 pontos percentuais a mais de votos para Bolsonaro há um acréscimo de 11% no número de casos e de 12% no número de mortos.

“Podemos pensar que o discurso ambíguo do presidente induz seus partidários a adotarem com mais frequência comportamentos de risco (menos respeito às instruções de confinamento e uso da máscara) e a sofrer as consequências.”, diz o texto da pesquisa

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *