Quase mil estudantes que pagaram passagem inteira pelo NatalCard nesta semana são ressarcidos automaticamente
Natal, RN 16 de abr 2024

Quase mil estudantes que pagaram passagem inteira pelo NatalCard nesta semana são ressarcidos automaticamente

30 de julho de 2021
Quase mil estudantes que pagaram passagem inteira pelo NatalCard nesta semana são ressarcidos automaticamente

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A Prefeitura de Natal revogou o decreto que suspendia a meia-passagem para os estudantes no sistema de transporte público de passageiros nos horários de pico. A decisão foi tomada na segunda-feira (26) e no dia seguinte as empresas de ônibus e alternativos operacionalizaram a mudança, mas alguns carros permaneceram com a programação antiga.

Nesses casos, o problema é resolvido de forma automática e o valor excedente da passagem retorna ao cartão do usuário. Isso aconteceu 982 vezes desde a terça-feira, de acordo com a NatalCard, responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica na capital do Rio Grande do Norte.

Foram 567 restituições no primeiro dia, 398 na quarta-feira (28), e 17 na quinta-feira (29), segundo a gerente comercial, Élika Lima. “Quando ocorre do carro não está atualizado, o aluno nem precisa vir aqui. O valor de R$ 1,95 é creditado no cartão”, explicou, lembrando que a passagem custa atualmente R$ 3,90 (inteira), R$ 1,95 (meia no cartão) e R$ 2 (meia em espécie).

Em março deste ano, a Prefeitura de Natal resolveu suspender a gratuidade para idosos e a meia-passagem estudantil, excetuados os estudantes em regime presencial, nos horários de pico do transporte público.

Os benefícios deixaram de valer das 6h às 8h e das 17h às 19h em dias úteis, com a justificativa de evitar aglomerações.

“Desde o início do primeiro decreto, qualquer instituição de ensino poderia informar que algum aluno estava em regime presencial. Teve estudante que nunca foi debitado o valor de 3,90. Tiveram muitas instituições que fizeram”, detalhou Élika.

Não foi o que aconteceu com Mycleison Costa, estudante de Jornalismo na UFRN e bolsista da TVU. Além de ter que pagar o valor inteiro dentro no horário estabelecido, ele relata um episódio em que gastou mais mesmo fora do pico.

“Eu peguei o ônibus na hora que sempre pego, por volta das 8h05, eram 8h08 pra ser mais específico, e o motorista disse que não ia receber o valor em dinheiro porque não estava dentro do horário. Eu questionei e ele disse que só liberaria a catraca com o valor completo. Eu tive que pagar, porque tinha que chegar no estágio às 8h30”, lembrou o estudante.

A representante da NatalCard conta que nesse tipo de caso, se o valor é pago em dinheiro, mas o cartão é usado, é possível rastrear aquela passagem, mas que o ideal é utilizar a recarga dos cartões.

“Quando é feita a reclamação, o pagamento em crédito é facilmente rastreado. A gente sempre orienta que os estudantes coloquem crédito. Eles pagam menos assim, têm direito a integração e a comodidade de fazer recarga online ou em um dos 120 pontos que temos na cidade”.

Os contatos da NatalCard são [email protected], (84) 3216-8450 e (84) 99179-7541 (Whatsapp). Denúncias também podem ser feitas à STTU através do email [email protected].

A vereadora Brisa Bracchi (PT) falou sobre o assunto em vídeo publicado em suas redes sociais após reunião com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo César, e apresentou mais uma novidade: “A STTU tem a previsão de, no próximo semestre, fazer um redesenho da frota em nossa cidade. Nós iremos acompanhar e pressionar para que a população seja ouvida e a gente possa construir esse redesenho com participação popular, principalmente com quem é usuário do transporte público”.

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