Queda do PIB gera desconfiança do mercado com governo Bolsonaro
Natal, RN 18 de abr 2024

Queda do PIB gera desconfiança do mercado com governo Bolsonaro

31 de maio de 2019
Queda do PIB gera desconfiança do mercado com governo Bolsonaro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os números nada animadores do Produto Interno Bruto, com queda de 0,2% no 1º trimestre de 2019, colocaram empresários contra medidas do governo Bolsonaro. Apesar de se mostrarem a favor das reformas propostas pelo Planalto, outras ações para melhorar o mercado se mostram necessárias.

Essa foi a primeira queda do PIB desde o 4º trimestre de 2016, já durante o governo Temer, quando houve redução de 0,6%. Desde então, os números estavam em lenta alta. Os números divulgados nesta quinta-feira (30) pelo IBGE trazem de volta o risco de recessão.

A recessão é caracterizada, tecnicamente, quando há queda do PIB em dois trimestres seguidos.

Não houve revisão do resultado do 4º trimestre de 2018 (alta de 0,1% na comparação com os três meses anteriores), afastando assim a chance de o país já ter entrado em uma recessão técnica como temia parte dos analistas.

De acordo com o ministro da Economia Paulo Guedes, medidas artificiais de estímulo à economia, como uma liberação de recursos, ou corte artificial dos juros, já foram implementadas no passado sem sucesso, gerando um crescimento baixo e inconsciente.

Apesar disso, o ministro afirmou que o governo estuda a possibilidade de liberar recursos de fundos como o FGTS.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 0,5% entre janeiro e março, pior resultado desde o 1º trimestre de 2017 (0,1%), representando uma desaceleração significativa em relação aos meses anteriores (1,1% no 4º trimestre de 2018 e 1,3% no 3º trimestre de 2018).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.