Recursos do Nota Potiguar serão destinados para trabalhadores da cultura no Estado
Natal, RN 25 de abr 2024

Recursos do Nota Potiguar serão destinados para trabalhadores da cultura no Estado

28 de maio de 2020
Recursos do Nota Potiguar serão destinados para trabalhadores da cultura no Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (28) um projeto de Lei que remaneja os recursos dos sorteios do programa Nota Potiguar para o Fundo Estadual de Cultura para investimentos em editais e projetos culturais no Rio Grande do Norte. O remanejamento valerá enquanto durar a pandemia da Covid-19.  A proposta é fruto de um requerimento da deputada estadual Isolda Dantas (PT).

Em média, R$ 277 mil por mês são repassados, através de sorteio, para consumidores e instituições pelo Nota Potiguar, que faz parte do Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal. Ainda não há informações sobre o valor exato a ser repassado pelo programa ao Fundo Estadual de Cultura.

A parlamentar explica que o projeto ajudará tanto os trabalhadores que tiveram seus instrumentos de trabalho interrompidos em razão da pandemia, quanto os consumidores de arte e cultura local. “Nesse momento, é fundamental que sejam elaborados projetos e editais para que todos e todas que fazem cultura consigam passar por esta crise com menos dificuldade, além de viabilizar o desenvolvimento cultural local através de instrumentos que tornem melhor a condição de quem vive da cultura e de quem consome a cultura local”, apontou Isolda.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, mais da metade da programação cultural prevista para 2020 foi cancelada, com perdas estimadas em R$ 90 bilhões. Por isso, a criação de editais para apresentações culturais virtuais tem sido uma alternativa da gestão estadual para suprir necessidades de artistas que perderam trabalhos.

Segundo o diretor administrativo da Fundação José Augusto, Fábio Lima, os recursos do Nota Potiguar destinados ao Fundo Estadual de Cultura permitirão a geração de novos editais. O edital ‘Tô em casa, tô na rede’ está em andamento e já contou com 105 artistas contemplados, mas outras 508 propostas ficaram de fora.

"Com esses novos recursos, em breve, publicaremos mais um edital, assim que nosso corpo técnico faça a regulação desses repasses. Esperamos que esse processo seja rápido, pois sabemos que muitos artistas potiguares estão precisando, pois foram os primeiros a sofrer com as restrições de isolamento e, muito provavelmente, serão os últimos a poder trabalhar novamente", disse.

Ainda segundo Lima, o novo edital não precisa aguardar a conclusão do 'Tô em casa, tô na rede', para ser lançado.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.