Registro da candidatura de Lula é marcado por ato; lideranças petistas acompanham
Natal, RN 19 de abr 2024

Registro da candidatura de Lula é marcado por ato; lideranças petistas acompanham

15 de agosto de 2018
Registro da candidatura de Lula é marcado por ato; lideranças petistas acompanham

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foto: Alessandro Dantas/ Fotos Públicas

Milhares de pessoas marcham até o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, para junto com PT, PCdoB e PROS, que formam a coligação O Povo Feliz de Novo, registrar a candidatura de Lula ao seu terceiro mandato presidencial, tendo como vice o ex-prefeito Fernando Haddad. Lideranças petistas do Rio Grande do Norte também se mobilizam.

A Marcha se articula com uma série de movimentos da classe trabalhadora para influírem no contexto político do país e lutar pela liberdade do ex-presidente Lula e seu direito de ser candidato. Algumas capitais realizam atos que marcam a data. Em Porto Alegre, haverá o Festival Lula Livre, que, a exemplo do evento realizado no Rio de Janeiro, reunirá dezenas de artistas.

Em Natal, a concentração é no cruzamento da Av. Bernardo Vieira com a Salgado Filho, às 16h.

A vereadora e candidata a deputada federal Natália Bonavides (PT) foi até Brasília apoiar a o registro da candidatura de Lula e publicou nas redes sociais fotos ao lado de lideranças como a deputada federal carioca Benedita da Silva, a deputada federal gaúcha Maria do Rosário, o senador do Rio de Janeiro Lindberg Faria.

“Esse é um momento importante, que marca a resistência do Lula, do PT e dos movimentos sociais do Brasil. Vamos lutar até o fim pelo direito à candidatura do Lula. O registro no TSE é o primeiro passo dessa batalha”, declarou o deputado estadual Fernando Mineiro, que é candidato a vaga na Câmara Federal. “O povo sabe que o Lula é vítima de uma grande injustiça, que foi condenado sem provas e que foi preso só para não ser candidato. Mas a candidatura dele está no coração do povo brasileiro. Ela não pertence mais ao PT nem ao PCdoB”, completa.

A senadora e candidata ao governo do RN, Fátima Bezerra, mostra que é uniforme o pensamento da militância neste dia. “Registrar a candidatura do presidente Lula significa não só exigir o cumprimento da legislação eleitoral de forma igualitária. Nós queremos o direito de disputar as eleições com um projeto democrático, de defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, com a garantia das políticas sociais e a retomada do crescimento econômico”, declarou.

“Lula presidente é ver o Brasil voltar ao eixo do desenvolvimento, é ver o Brasil feliz de novo. As pesquisas estão aí para mostrar que ele é a esperança do povo brasileiro. Andando pelo Rio Grande do Norte, conversando com as pessoas nas cidades, também vejo claramente a confiança depositada no presidente Lula”, disse Fátima Bezerra.

É a primeira vez que uma manifestação acompanha o registro de uma candidatura no tribunal. Isso se dá diante do impasse jurídico e da possibilidade de impedimento da candidatura de Lula em virtude de sua prisão, que já dura quatro meses.

Concentrados nas proximidades do Estádio Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson,  e Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os integrantes da manifestação iniciaram marcha no início da tarde, descendo pelo Eixo Monumental até o Palácio do Itamaraty, e dali até o TSE.

Nos arredores do tribunal eleitoral, a partir das 16h, será realizado ato político. A expectativa é que a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, divulgue então o registro da candidatura, oficializada pelo TSE.

Greve de Fome

Desde o dia 31 de julho, sete militantes da Via Campesina, do Levante Popular da Juventude e da Central dos Movimentos Populares (CMP) estão em greve de fome cobrando justiça e liberação de Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF), além de protestarem contra a perda de direitos promovida pelo governo Temer.

Uma das integrantes do grupo, cujo nome não foi divulgado, foi conduzida na noite da terça (14) ao Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Profissionais da Rede Nacional de Médicas e Médicos Poipulares acompanham os grevistas. Um deles gravou mensagem divulgada pelo Facebook dizendo que é grave a situação dos militantes. “Já são 16 dias e eles apresentam muita dor muscular, dores de cabeça e desidratação. Se estivessem em um hospital mereciam atenção intensiva”, declarou.

Mensagem de Lula

Para esse momento, o ex-presidente Lula escreveu mensagem que foi publicada em suas redes sociais pela equipe e será lida durante o ato:

De cada 10 crianças e adolescentes brasileiros, 6 vivem na pobreza, com poucas oportunidades de um futuro digno. Todos sabem que a situação seria ainda pior sem o Bolsa Família e os investimentos sociais nos governos do PT, que reduziram muito a pobreza no país e deram oportunidades para vários jovens serem os primeiros de suas famílias a chegar na universidade. Temos que retomar esse caminho, retomar a geração de empregos e os programas sociais de saúde e moradia no Brasil. Voltar a investir mais em educação do básico até a pós graduação, valorizando os professores. E um grande plano de obras de saneamento básico, que geram muitos empregos na construção civil para os pais e mães de família, e são obras que melhoram as condições de saúde e o meio ambiente onde vivem nossas crianças. Dá para construir um Brasil melhor e vocês sabem disso porque vivemos isso.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.