Reitor nomeado por Bolsonaro na UFPB garantiu nome na lista tríplice através de liminar
Natal, RN 23 de abr 2024

Reitor nomeado por Bolsonaro na UFPB garantiu nome na lista tríplice através de liminar

6 de novembro de 2020
Reitor nomeado por Bolsonaro na UFPB garantiu nome na lista tríplice através de liminar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um dia depois de Jair Bolsonaro nomear para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba o último colocado na lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação, a reitora eleita Terezinha Domiciano admitiu que estava apreensiva e temia o pior quando o presidente da República começou a interferir diretamente no resultado eleitoral das universidades e institutos federais do país:

"Não imaginávamos que isso fosse acontecer aqui, porque a UFPB é uma universidade grande, forte. Mas, estávamos apreensivas porque vimos o que aconteceu em outras universidades”, disse a professora.

Em entrevista por telefone à agência Saiba Mais, Terezinha lembrou que o reitor nomeado à revelia da comunidade acadêmica, o professor Valdiney Veloso Gouveia, não teve um único voto dos Conselhos Superiores e só garantiu o nome na lista tríplice através de uma liminar na Justiça. A reitora eleita valorizou a vitória lembrando que mesmo vindo de um campus localizado no município de Bananeiras, no interior da Paraíba, obteve mais votos do que os demais concorrentes:

- "O grande desafio foi vir de um campus com pequeno quantitativo de votos, com apenas 3% do eleitorado total e, ainda assim, vencer a eleição com cerca de 48% dos votos. Bananeiras tem 2 mil alunos e 300 professores e servidores, enquanto a UFPB tinha 30 mil pessoas aptas pra votar este ano. A diretriz da nossa proposta era a inclusão e inovação. Eu tenho uma experiência administrativa muito importante. Já são oito anos como gestora, inclusive financeira. Também fui vice-diretora por quatro anos, além de Chefe de Departamento e Coordenadora de laboratório. Várias práticas desenvolvidas aqui foram premiadas nacionalmente. Acho que isso foi o diferencial da minha campanha, as pessoas compreenderam que poderíamos fazer um bom trabalho. O que chama a atenção é que o professor que foi nomeado reitor só tem experiência administrativa de dois anos; um ano como Chefe de Departamento e outro como Coordenador de Curso. É muito preocupante o que está acontecendo na UFPB hoje. Você precisa ter conhecimento, não é fácil ser gestora. O que conseguimos aqui foi fruto de muito trabalho, cursos e treinamentos que fizemos, inclusive, fora. Todo esse trabalho já estava organizado com metas e indicadores do tribunal de Contas e CGU, por exemplo. Estava tudo pronto, só aguardando para escolher a equipe e começar a trabalhar. Acho que ele não tem essa experiência administrativa", avalia Terezinha Domiciano.

Apesar de trabalharem na mesma universidade, a candidata eleita, mas não empossada, e o reitor sem votos, não se conhecem. Terezinha é vinculada ao Departamento de Ciência Animal e, atualmente, é a Diretora do campus de Bananeiras. Ela só costuma ir a João Pessoa para reuniões do Consuni e questões técnicas administrativas. Como Valdiney Veloso é Chefe do Departamento de Psicologia, encontros entre Diretores de Centros e Chefes de Departamento costumam ser raros.

A UFPB é a 15ª instituição de ensino federal a sofrer intervenção direta de Jair Bolsonaro em quase dois anos de mandato. No Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-árido também teve a eleição ignorado pelo presidente da República, que nomeou a última colocada na lista tríplice Ludmilla Serafim no lugar do professor Rodrigo Codes, o mais votado. O Instituto Federal do RN também passou por uma intervenção, mas com um agravante: nos IFs a escolha é direta e não há lista com três nomes. No entanto, o ex-ministro da Educação Abrahm Weintraub optou por nomear um professor que sequer havia participado do processo eleitoral.

Professor nomeado por Bolsonaro teve 10% dos votos da reitora eleita

O processo de indicação da lista tríplice funciona da seguinte forma: depois da consulta à comunidade acadêmica, realizada no dia 26 de agosto de forma virtual, foram formadas três chapas. Em primeiro lugar ficou a chapa “Inovação com Inclusão”, encabeçada por Terezinha Domiciano. Em segundo, a chapa “UFPB em primeiro lugar”, liderada por Isac Almeida e, por último, a chapa “Orgulho de ser UFPB”, com Valdiney Veloso à frente como candidato à reitoria.

Na reunião entre o Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da Universidade Federal da Paraíba para formação da lista tríplice que seria enviada ao Mec, a chapa de Valdiney não recebeu nenhum voto, no entanto, seu nome foi garantido na lista através de uma liminar.

O clima é de muita apreensão e revolta pelo fato de que, historicamente, os processos democráticos de consulta da Universidade Federal da Paraíba sempre foram respeitados e, pela primeira vez, uma consulta prévia não foi atendida. Nós tivemos 48,44% dos votos, foram mais de 9 mil votos. O candidato nomeado teve apenas 900 votos, foi uma diferença muito grande. Fizemos tudo que é exigido pelo Consuni. O nome do atual reitor foi na lista porque ele conseguiu uma liminar garantindo que o nome dele fosse incluído, independente de ter ou não votos. Agora, somos surpreendidos com o nome dessa pessoa para assumir o cargo da universidade. Estamos chocados e tentando ver o que é possível fazer para que a vontade da comunidade acadêmica seja respeitada”, explicou Terezinha Domiciano.

Site fora do ar

Hoje (6), o site da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou a manhã fora do ar e uma reunião do Consuni precisou ser cancelada.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.