TRANSPARÊNCIA

RN chega a 410 mortes por Covid-19 e Governo já admite “quase colapso” no sistema de saúde

O secretário-adjunto de Estado de Saúde Pública Petrônio Spinelli afirmou neste sábado (6) que a situação dramática do sistema já pode ser considerada um “semi-colapso”. Ele confirmou que na próxima semana o Governo deve abrir mais 139 leitos, sendo 77 de UTI, 60 clínicos e dois de estabilização em Natal e demais regiões do Rio Grande do Norte. Ainda assim, admitiu Spinelli, o número de leitos será insuficiente pela demanda agravada pela queda no índice de isolamento social no Estado que, na sexta-feira (5), estava em 39,25%.

– O nosso plano de contingenciamento de leitos foi surpreendido pela queda do isolamento social, muito em reflexo pela busca dos benefícios do (Governo Federal) e a disseminação rápida do vírus além do previsto. A abertura de novos leitos só será eficaz se de fato o isolamento acontecer. Estamos numa situação de quase colapso. Há colapsos pontuais mas no geral há uma superlotação dramática”, reconheceu.

Os gestores da saúde reconhecem o colapso quando não há mais respiradores para atender pacientes. De acordo com Spinelli, esse ainda não é o caso. A fila por um leito de UTI ou de unidade semi-intensiva contava com 50 pessoas até às 12h de hoje (6). A todo, 655 pacientes estão internados no sistema público e privado Estado com suspeita ou confirmação da Covid-19. Desses, 338 estão em estado crítico, ou seja, em leitos de UTI ou semi-intensiva. O ocupação nos hospitais públicos é de 99% na região Metropolitana de Natal, Oeste e Pau dos Ferros. No seridó, 60% dos leitos estão ocupados.

O número de óbitos subiu para 410, sendo oito registrados nas últimas 24 horas e 15 ocorridos em datas anteriores e só confirmados hoje. Há ainda 63 óbitos em investigação. O Estado potiguar já tem 9.449 pessoas confirmadas com a doença, fora as subnotificações, e 18.841 suspeitos.

Spinelli afirmou que o Governo do Estado segue trabalhando em parceria com os municípios do interior do Rio Grande do Norte na ação “Pacto pela Vida”, o que tem aumento o índice de isolamento social pontualmente.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *