TRANSPARÊNCIA

RN chega a 626 mortes por Covid-19 e internações disparam na rede pública e privada

A secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte registrou mais 41 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo oito confirmados num único dia e os demais em datas anteriores que tinham sendo investigados. No total, o Estado já contabiliza 626 mortes, 15.600 pacientes diagnosticados com a doença e outros 24.873 casos suspeitos notificados.

O secretário-adjunto de Saúde do Rio Grande do Norte, Petrônio Spinelli, explicou que as oito mortes das últimas 24h não são sinal de que apenas esse número de pacientes veio a óbito no último dia. “Esses números são referentes as pessoas que eram casos confirmados, pois ainda temos 129 pessoas em investigação de óbitos, há pessoas que morreram nos últimos dias e não entraram para o número de óbitos confirmados e sim para esse dado de investigação”, disse.

Segundo Spinelli, 764 pessoas estão internadas em leitos críticos ou clínicos, em hospitais públicos e privados do Rio Grande do Norte. A taxa de ocupação de leitos é crítica, principalmente nas Regiões Oeste e Alto Oeste, que tem 100% de ocupação. Na Região Metropolitana o índice de ocupação é de 99% e no Seridó 55,6%.

Segundo a plataforma Regula RN, na tarde desta quarta (17), 135 pessoas aguardavam na fila de espera por leitos, em classificação por prioridade, sendo sete pessoas na prioridade 1, ou seja, aquelas de casos mais graves. A plataforma é atualizada a cada cinco minutos pelos hospitais potiguares.

“Essas pessoas estão, em sua maioria em serviços de Pronto Atendimento, que tem as chamadas salas vermelhas aguardando por UTIs, mas ainda assim não estão desassistidas. Esses casos podem ser transferidos para leitos e ainda assim vir a óbito por serem casos graves”, esclareceu o secretário-adjunto.

Segundo informações repassadas na coletiva de imprensa desta quarta (17), os dados dos testes rápidos que iniciaram nesta terça (16) em Natal, ainda não foram incluídos nos dados epidemiológicos estaduais.

“Esses dados devem causar um aumento muito grande nos índices de casos confirmados e descartados nos próximos dias, o que é natural já que se aumenta a testagem”, comentou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, 1.033 testes foram realizados no primeiro dia do ‘drive thru’, desses, 319 deram positivo.

Leitos

A Sesap já abriu 327 leitos Covid-19 desde o início da pandemia, sendo 197 de UTI e 130 leitos clínicos. O Governo ainda trabalha com a previsão de abrir 206 leitos nos próximos 30 dias, sendo 135 UTI, além de analisar a possibilidade de novos convênios com a rede privada no sentido de ampliação da oferta de leitos COVID;

Artigo anteriorPróximo artigo
Kamila Tuenia
Jornalista potiguar em formação pela UFRN, repórter e assessora de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *