TRANSPARÊNCIA

RN já acumula 730 mortes por Covid-19 e número de casos confirmados se aproxima dos 20 mil

O número de casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do Norte se aproxima da marca de 20 mil. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (22) pela secretaria Estadual de Saúde foram contabilizados 19.910 casos da doença e 730 óbitos confirmados. Outras 80 mortes seguem em investigação.

Segundo a coordenadora das redes de atenção à saúde da Sesap, Samara Pereira, dos 33 óbitos registrados a mais que na sexta-feira (19), 11 ocorreram nas últimas 48h e 22 são confirmações de óbitos anteriores que estavam em investigação.

A taxa de ocupação de leitos geral no estado potiguar é de 93%, o percentual compreende o total de 763 pacientes internados, tanto em unidades da rede pública quanto privada, em leitos críticos e clínicos. De acordo com a plataforma Regula RN, 76 pacientes aguardam por vagas em leitos no estado.

Quatro novos leitos de UTI foram abertos no Hospital Memorial São Francisco, contratado pelo Governo do Estado através de chamada pública. As vagas foram abertas no domingo (21) e já estão todas ocupadas.

“A situação epidemiológica no estado continua delicada, não conseguimos redução nos números de transmissibilidade da doença, então, solicitamos ainda a população que continue tomando todas as medidas de isolamento social, de distanciamento para que a gente consiga reduzir essa taxa de forma satisfatória”, disse Samara.

A taxa de transmissibilidade engloba o número de pessoas infectadas pelo coronavírus ao ter contato com um caso confirmado.

O percentual de isolamento social do RN foi de 39,1% no último sábado (20) e de 47,4% no domingo (21). O mínimo indicado por especialistas para diminuir a curva de contágio é de 50%.

A taxa de ocupação nas regiões de saúde segue com percentual crítico. Na região metropolitana, 93,9% dos leitos estão ocupados, 92% de ocupação na região oeste e 85,2% na região do Seridó.

Mais de 50 mil mortes 

O Brasil tem 50.737 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta segunda-feira (22), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

A marca das 50 mil vítimas foi ultrapassada no sábado (20), pouco mais de três meses depois da primeira morte, ocorrida na cidade de São Paulo. Desde então, a doença tem se alastrado pelo país. O número de casos confirmados passa de 1 milhão, são no total 1.090.349 casos confirmados.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Kamila Tuenia
Jornalista potiguar em formação pela UFRN, repórter e assessora de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *