TRANSPARÊNCIA

RN recebe 1.600 doses de Coronavac nesta quinta (29), mas só região metropolitana de Natal tem mais de 34 mil pessoas com vacina atrasada

O Rio Grande do Norte recebe na tarde quinta (29) mais 76.850 novas doses de vacina contra covid-19, sendo 75.250 da AstraZeneca e apenas 1.600 da Coronavac. O quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde será insuficiente para colocar o calendário de vacinação em dia já que só a região metropolitana de Natal tem 34.478 pessoas com a 2ª dose da Coronavac atrasada desde o dia 26 de abril, segundo pesquisadores do Lais que analisaram mais de 640 mil registros de vacinação na plataforma RN + Vacina.

A governadora Fátima Bezerra (PT) solicitou ao Ministério da Saúde (MS) permissão para que os municípios potiguares utilizem esse novo lote da Coronavac para concluir o ciclo de imunização de quem recebeu a 1ª dose e está com a 2ª atrasada. Além disso, a governadora do RN também pediu que as próximas doses de Coronavac sejam enviadas, prioritariamente, aos estados que enfrentam problemas de atraso na aplicação da 2ª dose por falta do imunizante, como é o caso do Rio Grande do Norte. Há a previsão de envio de um novo lote de imunizantes na próxima semana.

Pelo levantamento realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/ UFRN) entre os dias 19 de janeiro e 26 de abril, além das 34.478 pessoas na região metropolitana da capital, também estão com a 2ª dose da Coronavac em atraso 2.688 habitantes dos municípios da 1ª Regional de Saúde, formada por 27 cidades; 8.336 pessoas da 2ª Regional de Saúde, formada por 14 municípios; 3.543 da 3ª Regional de Saúde formada por 26 cidades; 3.735  da 4ª Regional de Saúde, formada por 25 municípios; 2.550 pessoas da 5ª Regional de Saúde, formada por 21 cidades; 1.486 habitantes localizados na 6ª Regional de Saúde, que conta com 37 municípios; além de 34.478 pessoas na 7ª Regional de Saúde, formada por cinco municípios e tem Natal como sede.

No caso da Coronovac/Butantan o tempo de intervalo entre a 1ª e a 2ª dose deve ser de 21 a 28 dias, já a orientação para quem tomar a Oxford/Astrazeneca, é de um intervalo de 80 a 90 dias entre a 1ª e 2ª doses.

1ª Regional de Saúde:

Sede: São José de Mipibu

Arês, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Espírito Santo, Goianinha, Jundiá, Lagoa D’anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Nísia Floresta, Nova Cruz, Passa e Fica, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Serrinha, Tibau do Sul, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.

2ª Regional de Saúde:

Sede: Mossoró

Apodi, Areia Branca, Augusto Severo (Campo Grande), Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept-Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

3ª Regional de Saúde:

Sede: João Câmara

Afonso Bezerra, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento,Ceará-Mirim, Galinhos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Câmara, Lajes, Macau, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros.

4ª Regional de Saúde:

Sede: Caicó

Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana dos Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino e Timbaúba dos Batistas.

5ª Regional de Saúde:

Sede: Santa Cruz

Barcelona, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Boa Saúde (Januário Cicco), Japi, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Serra Caiada (Presidente Juscelino), Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairí, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Sítio Novo e Tangará.

6ª Regional de Saúde:

Sede: Pau dos Ferros

Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D’água dos Borges, Paraná, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Venha Ver e Viçosa.

7ª Regional de Saúde:

Sede: Natal

Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo