TRANSPARÊNCIA

Mais de 45 mil pessoas já foram infectadas pelo novo Coronavírus no RN

O Rio Grande do Norte ultrapassou nesta quarta-feira (22) a faixa de 45 mil pessoas infectadas por coronavírus. De acordo com as informações do boletim epidemiológico divulgadas pela secretaria de Estado de Saúde Pública, já são 45.184 casos confirmados, 57.202 suspeitos e 1.636 óbitos, sendo 11 registrados nas últimas 24 horas. Há ainda 200 mortes em investigação.

Os casos recuperados tiveram um salto de 3.441 para 16.222, em comparativo com os dados divulgados na terça e quarta. Essa diferença representa um aumento de, aproximadamente, 371%. No entanto, de acordo com o informado pela assessoria de Sesap, a ascensão neste número não significa que houve recuperação em 24 horas, devido ao recebimento de dados enviados pelos municípios.

Durante coletiva de imprensa, a subcoordenadora de vigilância em Saúde Alessandra Luchessi esclareceu que com a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde, há um comprometimento e atraso nos dados divulgados. Para mensurar o distanciamento dessas informações, o Governo do Estado iniciou nesta quarta-feira, um levantamento de dados diretamente com as secretarias municipais.

“Nesse processo de confirmação de casos, há uma preocupação da Sesap com a frequência dessa informação e da disponibilidade desses dados. O processo inicia no serviço de saúde, através do sistema de notificação e nós passamos por diversos períodos de instabilidade. Infelizmente, a indisponibilidade desse sistema, em alguns momentos, pode gerar comprometimento de informações”, afirmou.

A subcoordenadora de vigilância em saúde aproveitou para reafirmar o posicionamento do governo estadual em relaçõa àsa  informações positivas divulgadas no início da semana. Para ela, o momento requer, ainda, muita cautela e prevenção, para não haver retrocessos.

“A gente tem a sensação, nesses últimos dias, que os números não comovem mais. Então, para que fique a mensagem, reforço que são pessoas, vidas que foram perdidas e poderiam ter sido poupadas caso as medidas de prevenção tivessem sido intensificadas e seguidas pela população como um todo. Mas, sabemos, também, que diversas outras vidas foram poupadas pelas medidas que foram adotadas até então. Por isso, ressalto que não é momento de relaxamento”, declarou.

RN registrou mais de 45 mil infectados por covid-19

Medidas de precaução no RN

Após a reunião com os 22 prefeitos dos municípios litorâneos, a Governadora do Estado Fátima Bezerra confirmou a adesão de todos ao programa. A atuação da força de segurança municipal será intensificada com a do estado, no intuito de garantir o cumprimento dos decretos, bem como assegurar a saúde da população, evitando aglomerações.

Com nova fase de retomada das atividades econômicas previstas para próxima semana, o Governo estadual monitorará o comportamento dos índices durante a semana junto ao comitê cientifico do estado para ser tomada novas decisões.

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *