+ Notícias

RN tem quase 40% dos municípios com altas taxas de transmissão do Coronavírus, alerta Sesap

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta terça-feira (04) que 63 municípios potiguares permanecem em zona de perigo. A taxa de transmissibilidade nessas regiões está com RT acima de 2. Esse é um dos principais indicadores para medir a evolução de uma doença endêmica como a provocada pelo novo coronavírus.

O Rio Grande do Norte continua oscilando a taxa geral, mas está atualmente na faixa segura, com RT de 0,98, na média. Porém, outras 78 cidades estão na zona de risco com taxa entre 1,03 e 2. Existe, ainda, dois municípios ficaram na zona neutra com RT entre 1 e 1.03. Somente 24 municípios estão registrados na zona segura (RT menor que 1, o que representa apenas 14,4% do estado.

Até a segunda-feira (3), a quantidade de municípios que estavam em zona de perigo era de 77 municípios. No entanto, essa oscilação continua acontecendo e necessita de cuidado e atenção, é o que afirmou a Sesap.

A coordenadora e articuladora de redes de atenção à saúde Samara Dantas reafirmou, durante coletiva de imprensa, a necessidade do cumprimento dos protocolos determinados em decreto, bem como manter a higienização sanitária adequada para que haja controle nesse indicador.

“É preciso que a população continue com as medidas de prevenção, distanciamento social e uso correto da máscara para conseguir manter o cenário controlado e evitar que esta taxa aumente e mais pessoas sejam contaminadas”, pontuou.

O controlador Geral do Estado Pedro Lopes enfatizou a importância do uso da máscara e reafirmou que o poder executivo estadual permanecerá atuando com a distribuição de máscaras por meio do programa RN + Protegido.

“Nos últimos 15 dias, 200 mil máscaras já foram distribuídas. Nesta quarta-feira, 5, a distribuição será no município de São Gonçalo do Amarante onde a taxa de transmissibilidade é bastante alta: 5. Serão 8 mil máscaras entregues gratuitamente à população. No dia posterior até a terça-feira seguinte, todos os municípios da região Seridó serão visitados para entrega de máscaras pela Defesa Civil Estadual e Cruz Vermelha. Outros 18 municípios da região Oeste que possuem taxa de transmissibilidade elevados ais também serão contemplados neste período”, afirmou.

Mais de 37% dos municípios do estado estão em zona de perigo.

Dados atualizados

O estado conta com 52.566 casos confirmados, 63.245 suspeitos e 1.926 óbitos. Desses, foram registrados 2 nas últimas 24 horas. Além disso, 208 estão em investigação e 83.615 casos suspeitos foram descartados. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública e podem ser consultado no site.

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *