RN vai adquirir doses da vacina russa Sputinik V por meio do Consórcio Nordeste
Natal, RN 26 de abr 2024

RN vai adquirir doses da vacina russa Sputinik V por meio do Consórcio Nordeste

15 de janeiro de 2021
RN vai adquirir doses da vacina russa Sputinik V por meio do Consórcio Nordeste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do RN e o Consórcio Nordeste iniciaram contato com o laboratório União Química para aquisição da vacina de origem russa Sputnik V. A informação foi confirmada pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante apresentação do RN + Vacina, nesta sexta-feira (15). Na próxima terça-feira (19), haverá reunião com a empresa.

Os governadores do Nordeste estão negociando a compra de 50 milhões de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os nove estados da região.

A Sputnik tem mais de 91,4% de eficácia comprovada, segundo o laboratório russo Gamaleya, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a exigência do início de estudo clínico realizado no Brasil para analisar o pedido de uso emergencial da vacina. A imposição deixou o Consórcio insatisfeito.

“Uma vez que a Sputnik tem estudos com 44 mil pessoas, o que vai agregar um estudo feito no Brasil com 5 mil? Não somos jacarés e eles seres humanos”, reclamou o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, de acordo com coluna na Folha de S. Paulo.

Para acelerar os trâmites, nesta semana, o Fundo Russo de Investimentos Diretos afirmou em nota que vai solicitar junto à Anvisa o aval para uso emergencial da vacina Sputnik V.

O Fundo argumentou que a vacina  já foi aprovada na Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. A Argentina iniciou as imunizações com a vacina ainda em dezembro. Na quinta-feira (14), foi a vez da Venezuela fechar acordo para aquisição da vacina. Mais de 50 países já solicitaram mais de 1.2 bilhão de doses do imunizante.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.