CIDADANIA

RN vai adquirir doses da vacina russa Sputinik V por meio do Consórcio Nordeste

O Governo do RN e o Consórcio Nordeste iniciaram contato com o laboratório União Química para aquisição da vacina de origem russa Sputnik V. A informação foi confirmada pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante apresentação do RN + Vacina, nesta sexta-feira (15). Na próxima terça-feira (19), haverá reunião com a empresa.

Os governadores do Nordeste estão negociando a compra de 50 milhões de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os nove estados da região.

A Sputnik tem mais de 91,4% de eficácia comprovada, segundo o laboratório russo Gamaleya, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a exigência do início de estudo clínico realizado no Brasil para analisar o pedido de uso emergencial da vacina. A imposição deixou o Consórcio insatisfeito.

“Uma vez que a Sputnik tem estudos com 44 mil pessoas, o que vai agregar um estudo feito no Brasil com 5 mil? Não somos jacarés e eles seres humanos”, reclamou o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, de acordo com coluna na Folha de S. Paulo.

Para acelerar os trâmites, nesta semana, o Fundo Russo de Investimentos Diretos afirmou em nota que vai solicitar junto à Anvisa o aval para uso emergencial da vacina Sputnik V.

O Fundo argumentou que a vacina  já foi aprovada na Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. A Argentina iniciou as imunizações com a vacina ainda em dezembro. Na quinta-feira (14), foi a vez da Venezuela fechar acordo para aquisição da vacina. Mais de 50 países já solicitaram mais de 1.2 bilhão de doses do imunizante.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *