Roda de samba no Beco da Lama vira patrimônio imaterial de Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Roda de samba no Beco da Lama vira patrimônio imaterial de Natal

12 de dezembro de 2019
Roda de samba no Beco da Lama vira patrimônio imaterial de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Vem do Beco da Lama, reduto boêmio de Natal (RN), o mais novo patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte. A Câmara Municipal aprovou no apagar das luzes da quarta-feira (11) o projeto da vereadora Divaneide Basílio (PT) que concede o título à roda de samba “Quinta que te quero samba”, que nasceu há mais de 10 anos, com o nome de “Quinta viva do Samba” e acontece religiosamente sempre às quintas-feiras em frente ao bar da Nazaré, na rua coronel Cascudo, Cidade Alta. Não por acaso, a homenagem é concedida no mês em que é celebrado o Dia Nacional do Samba.

O projeto aprovado pelos vereadores vai à sanção do prefeito de Natal Álvaro Dias (MDB).

Atualmente, quem comanda a roda é o grupo Batuque de um Povo, mas já passaram por lá bandas como “Arquivo Vivo” e “Brisas do Tempo”.

Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que têm valor mas não têm preço, porque não são negociáveis. Reúne conhecimentos, práticas e modos de vida e de expressão, e também lugares.

O PL tinha o objetivo de também chamar a atenção da sociedade para o movimento de rua que acontece semanalmente no Centro, onde centenas de pessoas, de todas as idades, classes sociais e orientações de gênero cantam e dançam ao som do grupo Batuque de um Povo.

 Divaneide Basílio estava emocionada após a aprovação, por unanimidade, do projeto:

- Estou além de emocionada e feliz por saber que estamos contribuindo com a valorização da cultura de Natal. Cada vez mais o samba se fortalece e afirma suas raízes em vários lugares. Natal também tem esse símbolo, sobretudo no centro da Cidade que acolhe e resiste com a cultura viva, tornando cada vez mais central tern o seu reconhecimento como destaque”, afirmou.

Batuque de um povo com a vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT). (Foto: divulgação)

A parlamentar do PT fez uma ligação entre o projeto aprovado na área cultural com o debate sobre o Plano Diretor de Natal, travado na Casa. E reafirmou que homenagear uma roda de samba como patrimônio imaterial é fincar um marco de resistência do povo negro na cultura potiguar:

- Nesse momento que revisamos o Plano Diretor e que celebramos 420 anos de Natal, reconhecer nossos patrimônios e ter no Centro da Cidade, expressões como o samba que realçam essa área que deve ser valorizada como área de interesse cultural, nos dá a certeza que ter a “Quinta que te quero Samba” como patrimônio imaterial é ter mais um marco na cultura potiguar e de resistência do povo negro”, destacou.

Na época em que projeto foi protocolado, o compositor e percussionista Carlos Britto, um dos líderes do Batuque de um Povo, destacou a importância do projeto para os músicos:

– Há mais de 10 anos que a gente faz isso na rua, então isso faz parte da minha vida. A importância que tem aquilo ali pra gente é enorme. O que a gente passa, o que a gente enfrenta, as próprias proibições que houve, às vezes ter que tirar do bolso pra quitar estrutura, nosso som, passar o chapéu… a quinta-feira é uma das coisas mais importantes da nossa vida, por tudo o que a gente tem passado”, disse.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.