DEMOCRACIA

Rodrigo Bico lança pré-candidatura em plenária prestigiada por ex-ministros, políticos e Sérgio Mamberti: “A arte não pode ser só a cereja do bolo”

O ator e educador popular Rodrigo Bico (PT) reuniu no final de semana uma constelação durante o lançamento da pré-candidatura a vereador de Natal. De acordo com a organização do evento, mais de 300 pessoas passaram pela sala virtual onde marcaram presença nomes nacionais, como o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, a ex-ministra de Direitos Humanos e deputada federal Maria do Rosário, os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia e Marco Maia, além do consagrado ator Sérgio Mamberti.

Como a plenária coincidiu com o dia em que o Brasil ultrapassou 100 mil mortos pela Covid-19 em razão da irresponsabilidade do governo Bolsonaro, a maioria das intervenções dos convidados de outros estados destacou a tragédia incentivada pelo presidente da República:

– Bolsonaro tem se mostrado absurdamente insensível frente ao sofrimento humano. É de uma incompetência a toda prova e atuou como aliado do Coronavírus desde o início, militando contra o isolamento social. É uma ação genocida consciente e planejada”, disse Chinaglia.

Juca Ferreira e Mamberti destacaram que a candidatura de Rodrigo Bico coloca a cultura no papel de destaque para enfrentar governos autoritários.

Ator Sérgio Mamberti participou da plenária virtual do lançamento da pré-candidatura de Rodrigo Bico

O evento também foi prestigiado pela governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, a deputada federal Natália Bonavides, o deputado estadual Francisco do PT e pela vereadora Divaneide Basílio.

Fátima aproveitou para fazer um mini-balanço das ações do Governo no combate a Covid-19 e reiterou apoio à candidatura de Bico.

Essa é a terceira tentativa de Rodrigo Bico chegar a Câmara Municipal. Em 2012, o ator e diretor do grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias surgiu como surpresa e ficou na 1ª suplência do vereador eleito Hugo Manso. Quatro anos depois, em 2016, Bico foi o quinto candidato mais votado do PT. Naquele ano, foram eleitos Natália Bonavides e Fernando Lucena. Com a eleição de Bonavides para a Câmara Federal em 2018, Divaneide Basílio assumiu a vaga como primeira suplente.

O senador da República e pré-candidato do PT a prefeitura de Natal Jean Paul Prates também participou e discursou na plenária. Artistas, professores, servidores públicos e representantes de movimentos sociais prestigiaram o evento que durou quatro horas, alternando falas e intervenções culturais.

Rodrigo Bico tentará chegar a Câmara Municipal pela terceira vez, desde 2012

Segundo o anfitrião do evento, a meta em 2020 é triplicar a votação do último pleito, quando conquistou 1.782 votos. Na avaliação de Rodrigo Bico, a pandemia está mostrando que arte e a cultura têm papeis importantes e não podem ser encaradas apenas como “a cereja do bolo” na hora da festa:

– Vamos triplicar as votações anteriores. Por isso é importante que as pessoas antecipem a decisão do voto. Vamos fazer uma pré-campanha para cima mostrando que a arte não é a cereja do bolo e que os artistas não sejam chamados apenas para se apresentar. Essa pandemia está mostrando que a arte e a cultura são fundamentais. Precisamos empoderar os artistas e propor uma candidatura que reflita os problemas da cidade que, hoje, enfrenta uma grande pressão do empresariado na revisão do Plano Diretor”, disse.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *