CIDADANIA

Secretaria de DH aciona investigação de caso de agressão a quilombola amarrado e espancado no interior do RN

Em nota, a direção da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) do Rio Grande do Norte anunciou no final da manhã desta terça (14) que teve acesso ao caso de agressão a um quilombola no município de Portalegre, no interior do Rio Grande do Norte, e que o caso foi confirmado pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A Diretoria de Polícia Civil do Interior já foi acionada e assegurou que vai tomar todas as medidas cabíveis. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência de Portalegre também foi acionada para fazer o acolhimento psicossocial da vítima e de seus familiares. A Defensoria e o Ministério Público do Estado também acompanham o caso de agressão.

Reafirmamos, por fim, nosso completo repúdio a toda e qualquer violação de direitos, sobretudo quando envolve tamanha violência e contra uma população já tão vulnerabilizada”, conclui a nota a Secretaria.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um homem negro e descendente de quilombolas, foi preso, amarrado e agredido por um comerciante do município de Portalegre, que fica a 370 quilômetros de Natal (RN). O agressor foi identificado como Alberan Freitas e a vítima, Luciano Simplício. O crime aconteceu no sábado (11) e os dois foram levados para a delegacia de Pau dos Ferros. Na unidade, Luciano foi autuado por depredação e Alberan por lesão corporal.

Após a repercussão nacional do caso, a governadora Fátima Bezerra determinou apuração rigorosa do crime:

Determinei ao secretário de Segurança, coronel Araújo, e à delegada-geral da Polícia Civil, dra. Anna Cláudia, a apuração imediata e rigorosa do caso que envolveu um quilombola em Portalegre e que deixou a todos estarrecidos”, escreveu no twitter.

Além da governadora do Estado, a deputada estadual Isolda Dantas e as vereadoras Brisa Bracchi e Divaneide Basílio, também reagiram nas redes sociais à situação de barbárie.

Barbárie: comerciante bolsonarista amarra e espanca quilombola no interior do RN

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *