Sem aumentar frota, Prefeitura de Natal remaneja ônibus para ampliar em 30% a oferta nos horários de pico
Natal, RN 25 de abr 2024

Sem aumentar frota, Prefeitura de Natal remaneja ônibus para ampliar em 30% a oferta nos horários de pico

4 de março de 2021
Sem aumentar frota, Prefeitura de Natal remaneja ônibus para ampliar em 30% a oferta nos horários de pico

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Apesar dos flagrantes de superlotação no transporte público da capital no momento mais grave da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Natal decidiu não aumentar o número de coletivos e fazer um esquema de remanejamento da frota já em circulação, para ampliar a oferta de ônibus durante os horários de pico. Atualmente, apenas 70% da frota de ônibus está em circulação na capital, o que dificulta medidas como distanciamento social, prevista nos protocolos de biossegurança para prevenção à covid-19.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), por causa da queda no número de passageiros, as empresas estão circulando com 70% da frota e não têm condições de aumentar esse número. Segundo os dados apresentados pela Prefeitura de Natal, antes da pandemia, havia uma movimentação de 330 mil passageiros por dia nas 82 linhas em circulação que faziam 141.496 viagens por mês. Atualmente, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, foram contabilizados um total de 144 mil passageiros por dia, uma redução de 66%. Também houve uma redução de 40% no número de viagens mensais, que caíram para 85.236, e no número de linhas em circulação, que passaram de 82 para 54.

O aumento de 30% no número de viagens vai ocorrer nos horários 06h00 às 07h00 e de 17h00 às 18h00. O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) se manifestou sobre a solução apresentada pela Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano de Natal (STTU), em conjunto com o Seturn, para resolver o problema o problema dos ônibus lotados:

“Mesmo com a necessidade de mais distanciamento social, a proposta que apresentaram para reduzir as aglomerações dentro dos transporte só beneficia o lado dos empresários, apenas algumas linhas terão uma ampliação nos horários de pico entre 06h-07h e 18h-19h. Quem trabalha e precisa pegar ônibus todos os dias sabe que o horário de pico na nossa cidade extrapola muito mais que isso. A proposta do SETURN não resolve em nada as aglomerações que estão acontecendo e adoecendo a cada dia nosso povo, apenas tenta disfarçar a ganância dos empresários que se sobrepõe a vida dos trabalhadores e trabalhadoras natalenses.” 

O MLB também criticou o fato da zona oeste, uma das mais pobre da capital, ter ficado de fora da proposta.

Até a quarta (3), Natal tinha um total de 106.547 casos confirmados e 1.416 mortes de covid-19. Em todo o Rio Grande do Norte, até a tarde desta quinta (4), foi contabilizado um total de 170.289 casos confirmados e 89.293 casos suspeitos do novo coronavírus. Até agora 3.675 pessoas morreram por covid, sendo oito só nas últimas 24 horas nas cidades de Natal (01), Parnamirim (01), Santa Cruz (02), São Miguel do Gostoso (01), Mossoró (01), Assu (01) e João Câmara (01). A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), ainda investiga outros 754 óbitos suspeitos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.