CIDADANIA

Sem garantia de segunda dose da Coronavac em Natal, vacinação pode ser menos eficaz

A aplicação de segundas doses de CoronaVac teve que ser suspensa em Natal por falta de vacinas e está preocupando aqueles que receberam apenas uma vez esse tipo de imunizante. Isso porque não há estudos sobre eficácia das vacinas após vencido o período recomendado para aplicação da segunda dose.

A professora titular do departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Janeusa Trindade, explica que os estudos já realizados recomendam a aplicação da segunda dose até 28 dias depois da primeira. Na falta, ultrapassado esse limite, ela alerta para que o poder público providencie a completa imunização dessas pessoas até no máximo 15 dias.

“Nossa orientação é que essa segunda dose seja dada pelas próximas semanas. Pode ser que após esse prazo de 28 dias a vacina possa ir perdendo a eficácia dela, que já é determinada pelo Butantan. No último estudo eles colocaram eficácia de 62,3%, que é bem melhor que o primeiro estudo. Mas eles fizeram esse estudo até 28 dias”, detalhou a especialista, ao alertar que mesmo após o período recomendado, as pessoas devem buscar a vacina assim que estiverem disponíveis.

Janeusa Trindade alerta ainda que os gestores devem priorizar a vacinação dessas pessoas que aguardam completar o ciclo vacinal “e que se organizem pra que esse tipo de situação não volte a acontecer”.

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que “quando o estoque de coronavac for restabelecido, a SMS Natal informará a população”. E que a vacinação contra covid-19 continua para aplicação da primeira dose para os idosos com mais de 63 anos e para a segunda dose com imunizante da Oxford.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *