CIDADANIA

Seminário LGBTQ recebe membro do Ministério dos Direitos Humanos do governo Dilma

A Secretaria Estadual LGBT do PT do Rio Grande do Norte realiza o Seminário Estadual LGBT nesta sexta-feira (25) e sábado (26), em Natal. Na programação, o diretório estadual do partido discute o tema Empregabilidade e Previdência para as pessoas LGBTQ Potiguares. O seminário contará com a presença de Janaína Oliveira, ex-coordenadora da secretaria LGBTQ do Ministério dos Direitos Humanos no Governo da presidenta Dilma Roussef, e da atual Secretária Nacional LGBT do PT, Janaina Lima, bem como outras lideranças do partido no RN e Nordeste. Para participar dos encontros, que será na sede do partido, em Lagoa Nova, é preciso se inscrever pelo formulário online. A programação inclui ainda o lançamento aberto do livro ‘O Casulo Dandara’, de Vitória Holanda, e termina com uma intervenção durante a Parada LGBTQ de Natal.

Os números sobre a ocupação de pessoas LGBTQs no mercado de trabalho preocupam as entidades do movimento e a escolha do tema se deu em resposta à essa conjuntura. Ao menos 18 milhões de pessoas assumidamente LGBTQs poderiam se somar à força de trabalho no país mas, pelo preconceito, acabam sendo marginalizadas, conforme mostram os dados deste ano divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo a organização do evento, em tempos de reforma Trabalhista e da Previdência – aprovada nesta semana pelo Senado Federal – as pessoas LGBTQs são as mais vulneráveis em conseguir emprego formal e também em se aposentar, em especial às pessoas que se definem como transexuais e travestis, que têm expectativa de vida de apenas 35 anos.

Para o secretário LGBTQ do partido, Junior Florentino, seminário “é um marco no RN ao trazer um debate extremamente necessário, provocando os partidos políticos ao debate sobre emprego e renda para as LGBT, na busca de formulação de políticas públicas para as LGBT potiguar”, afirma Junior Florentino, secretário LGBT do PT/RN.

As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário divulgado online até amanhã (25). Na programação também será debatida os desafios para as pessoas LGBTQs nas eleições de 2020, desde o apoio e ao financiamento de candidaturas ao Executivo e ao Legislativo em todo o Estado.

O lançamento do livro ‘O Casulo Dandara’, da escritora Vitória Holanda, está incluido na programação aberta do seminário. A autora participa de um um debate com Janaína Oliveira, da Rede Afro LGBTQ, secretária LGBTQ do PT e ex-integrante do Governo Dilma, e Janaína Lima, coordenadora de diversidade sexual e de gênero do Governo do Estado. O encontro, que é aberto ao público, será no sábado (26), às 19h, no Centro Feminista 8 de Março, também em Lagoa Nova, Natal.

A Secretaria LGBT do PT/RN também realiza intervenção durante a Parada LGBTQ de Natal, no próximo domingo, 27 de outubro, com o Bloco Lula Livre. A concentração será a partir das 14h30.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO

18 – CREDENCIAMENTO

19h – ABERTURA DO SEMINÁRIO LGBT DO PT/RN

SÁBADO, 26 DE SETEMBRO

08h – Café Coletivo

9h – Mesa: Empregabilidade e Renda para as LGBT Potiguar

11h – Almoço

13h – Os desafios de 2020 para as LGBT no RN

19h – Lançamento do Livro: “O Casulo de Dandara”

DOMINGO, 27 DE OUTUBRO

14h30 – Bloco LGBT Lula Livre na Parada LGBT de Natal

Artigo anteriorPróximo artigo
Pedro Torres
Pesquisador e jornalista com foco em direitos humanos, política e tecnologia baseado em Natal/RN. CONTATO: pedrohtorres@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *