CIDADANIA

Seminário LGBTQ recebe membro do Ministério dos Direitos Humanos do governo Dilma

Anúncios

A Secretaria Estadual LGBT do PT do Rio Grande do Norte realiza o Seminário Estadual LGBT nesta sexta-feira (25) e sábado (26), em Natal. Na programação, o diretório estadual do partido discute o tema Empregabilidade e Previdência para as pessoas LGBTQ Potiguares. O seminário contará com a presença de Janaína Oliveira, ex-coordenadora da secretaria LGBTQ do Ministério dos Direitos Humanos no Governo da presidenta Dilma Roussef, e da atual Secretária Nacional LGBT do PT, Janaina Lima, bem como outras lideranças do partido no RN e Nordeste. Para participar dos encontros, que será na sede do partido, em Lagoa Nova, é preciso se inscrever pelo formulário online. A programação inclui ainda o lançamento aberto do livro ‘O Casulo Dandara’, de Vitória Holanda, e termina com uma intervenção durante a Parada LGBTQ de Natal.

Os números sobre a ocupação de pessoas LGBTQs no mercado de trabalho preocupam as entidades do movimento e a escolha do tema se deu em resposta à essa conjuntura. Ao menos 18 milhões de pessoas assumidamente LGBTQs poderiam se somar à força de trabalho no país mas, pelo preconceito, acabam sendo marginalizadas, conforme mostram os dados deste ano divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo a organização do evento, em tempos de reforma Trabalhista e da Previdência – aprovada nesta semana pelo Senado Federal – as pessoas LGBTQs são as mais vulneráveis em conseguir emprego formal e também em se aposentar, em especial às pessoas que se definem como transexuais e travestis, que têm expectativa de vida de apenas 35 anos.

Para o secretário LGBTQ do partido, Junior Florentino, seminário “é um marco no RN ao trazer um debate extremamente necessário, provocando os partidos políticos ao debate sobre emprego e renda para as LGBT, na busca de formulação de políticas públicas para as LGBT potiguar”, afirma Junior Florentino, secretário LGBT do PT/RN.

Anúncios

As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário divulgado online até amanhã (25). Na programação também será debatida os desafios para as pessoas LGBTQs nas eleições de 2020, desde o apoio e ao financiamento de candidaturas ao Executivo e ao Legislativo em todo o Estado.

O lançamento do livro ‘O Casulo Dandara’, da escritora Vitória Holanda, está incluido na programação aberta do seminário. A autora participa de um um debate com Janaína Oliveira, da Rede Afro LGBTQ, secretária LGBTQ do PT e ex-integrante do Governo Dilma, e Janaína Lima, coordenadora de diversidade sexual e de gênero do Governo do Estado. O encontro, que é aberto ao público, será no sábado (26), às 19h, no Centro Feminista 8 de Março, também em Lagoa Nova, Natal.

A Secretaria LGBT do PT/RN também realiza intervenção durante a Parada LGBTQ de Natal, no próximo domingo, 27 de outubro, com o Bloco Lula Livre. A concentração será a partir das 14h30.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO

18 – CREDENCIAMENTO

19h – ABERTURA DO SEMINÁRIO LGBT DO PT/RN

SÁBADO, 26 DE SETEMBRO

08h – Café Coletivo

9h – Mesa: Empregabilidade e Renda para as LGBT Potiguar

11h – Almoço

13h – Os desafios de 2020 para as LGBT no RN

19h – Lançamento do Livro: “O Casulo de Dandara”

DOMINGO, 27 DE OUTUBRO

14h30 – Bloco LGBT Lula Livre na Parada LGBT de Natal

Artigo anteriorPróximo artigo
Pedro Torres
Pesquisador e jornalista com foco em direitos humanos, política e tecnologia baseado em Natal/RN. CONTATO: pedrohtorres@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *