CIDADANIA

Seminário propõe escola como espaço de emancipação

Anúncios

O Sinasefe Natal promove dias 20 e 25 de fevereiro, em Parnamirim e Natal, a Jornada de Formação 2019 cujo tema principal é a defesa da escola como espaço de emancipação. A entidade traz dois educadores de renome no país para contribuir com a pauta: os professores Dante Moura e Fernando Penna, criador do coletivo “Professores contra o Escola Sem Partido”.

A Jornada de Formação é mais uma iniciativa do sindicato para discutir os rumos da educação no país. O SINASEFE Natal reforça a importância da participação de todos os servidores nessas ações, principalmente no atual momento de incerteza jurídica, retrocessos nos direitos e políticas sociais e ataques à educação pública e ao serviço público.

O momento de formação é voltado para os servidores, alunos do IFRN, demais interessados na temática e tem como finalidade discutir a construção de um projeto de educação pública que permita a formação de cidadãos com capacidade crítica.

Debates

No dia 20 de fevereiro será realizada a palestra “Reforma do Ensino Médio: desafios da Educação Profissional e Tecnológica”, com o Professor Dante Henrique Moura, do IFRN Campus Natal-Central. O evento acontecerá a partir das 9h, no Auditório do IFRN Campus Parnamirim.

Já no dia 25 de fevereiro, acontecerá a palestra “O assédio à liberdade de cátedra e o direito à pluralidade no ensino”, ministrada pelo professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A atividade terá início às 9h, no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central.

Para possibilitar a participação dos servidores dos Campi do interior, o SINASEFE Natal fará a transmissão ao vivo das palestras, que poderão ser acompanhadas através do Canal do YouTube do sindicato: https://www.youtube.com/c/SinasefeRioGrandedoNorte.

Anúncios

Sobre os palestrantes

Dante Moura possui doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri, é pesquisador na área de educação tecnológica e integrante do Movimento em Defesa do Ensino Médio. Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, do qual é um dos fundadores, e integra o Comitê Científico da ANPEd, representando o GT09 (Trabalho e Educação).

Fernando Penna é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua nas áreas de História e Educação e atualmente é professor da Faculdade de Educação da UFF. Penna é um dos criadores do coletivo “Professores Contra o Escola Sem Partido” e coordena o Movimento Educação Democrática.

Anúncios
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *