Senador Jean Paul denuncia prefeito Álvaro Dias ao MPRN por recomendar uso de ivermectina em entrevistas
Natal, RN 23 de abr 2024

Senador Jean Paul denuncia prefeito Álvaro Dias ao MPRN por recomendar uso de ivermectina em entrevistas

21 de janeiro de 2021
Senador Jean Paul denuncia prefeito Álvaro Dias ao MPRN por recomendar uso de ivermectina em entrevistas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O médico e prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), é alvo de representação junto ao Ministério Público do RN, por utilizar rede de comunicação aberta para apresentar, como substituto da vacina, o uso de ivermectina, medicamento sem eficácia na prevenção ou no combate à covid-19. O autor da denúncia é o senador potiguar Jean Paul (PT).

“O Sr. Álvaro Costa Dias foi às redes de comunicação aberta apresentar o uso da Ivermectina como meio substitutivo ao uso da vacina para imunização coletiva em claro atentado à saúde coletiva uma vez que está cientificamente comprovado não existir alternativa terapêutica aprovada e disponível para prevenir e/ou tratar a doença causada pelo Covid-19, em substituição ao uso da vacina enquanto mecanismo imunizante”, ressalta a representação, referindo-se a entrevista concedida ao Jornal das Seis, na Rádio 96 FM, na terça-feira (19).

Na ocasião, o prefeito disse: “Eu estou protegido, porque eu tomo a ivermectina, então eu posso deixar pra tomar a vacina posterior, sem nenhum problema”.

A declaração foi dada ao justificar por que desistiu de ser o primeiro a tomar a vacina. Álvaro havia comentado que, por ser médico, a ideia seria "dar o exemplo" na campanha sendo o primeiro. Porém, o gestor não trabalha na linha de frente e não se enquadra nos grupos prioritários descritos na primeira fase da imunização, de acordo com os planos estadual e municipal de vacinação.

No dia seguinte, na quarta-feira (20), em entrevista concedida ao Programa RN no Ar da TV Tropical, o prefeito repetiu a fala sobre a utilização da droga.

“Eu não tenho pressa de tomar a vacina porque eu tomo a ivermectiva e aproveito aqui a oportunidade pra aconselhar toda a população, quem não tiver acesso a vacina continue tomando a ivermectina de 15 em 15 dias na dosagem recomendada que estará devidamente protegido contra o coronavírus. Então enquanto a vacina não chega, continuar usando a ivermectina”, disse o médico.

A ivermectina é um antiparasitário usado normalmente para controle de piolho, pulgas e carrapatos em animais, incluindo seres humanos, e algumas verminoses.

O uso de remédios sem comprovação científica contra a covid-19 tem sido incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus seguidores. A recomendação indiscriminada desses medicamentos e a automedicação está preocupando especialistas, devido a reações adversas, resistência bacteriana e efeitos desconhecidos em longo prazo.

A representação lembra que, de acordo com o Código Penal Brasileiro, a pena para quem infringe determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa é de detenção, de um mês a um ano, e multa. E a pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro (artigo 268).

A lei também descreve que fornecer substância medicinal em desacordo com receita médica pode gerar pena de detenção, de um a três anos, ou multa (artigo 280).

O senador Jean Paul trata a atitude do prefeito como um “atentado à saúde pública da população do município de Natal” e acrescenta informação publicada em reportagem do UOL sobre um levantamento realizado em dez municípios com mais de 100 mil habitantes que distribuíram um kit com medicamentos para o chamado "tratamento precoce", em 2020. A pesquisa revela que nove deles, incluindo a capital do RN, registram uma taxa de mortalidade por covid-19 mais alta do que a média estadual.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.