Servidores reivindicam alíquota progressiva na reforma da previdência municipal
Natal, RN 25 de abr 2024

Servidores reivindicam alíquota progressiva na reforma da previdência municipal

17 de julho de 2020
Servidores reivindicam alíquota progressiva na reforma da previdência municipal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal, Soraya Godeiro, defendeu a implementação de uma alíquota progressiva no projeto de Reforma da Previdência enviada a Câmara Municipal pela prefeitura de Natal. O Executivo propôs um reajuste linear de 11% para 14% para todo o funcionalismo.

Os vereadores têm até 31 de julho para votar o projeto, sob pena do município deixar de receber recursos de transferências voluntárias federais.

A defesa de Soraya Godeiro ocorreu durante audiência pública promovida pela Câmara Municipal na quarta-feira (15). A prefeitura encaminhou o projeto para o legislativo sem ouvir e dialogar com os servidores.

"Apelamos que seja adotada a alíquota progressiva, que é legal e constitucional. Não é justo que um servidor contribua com o mesmo percentual de quem recebe dez vezes menos", pontuou.

O presidente do Instituto da Previdência dos Servidores Municipais de Natal (NatalPrev), Tiago Marreiros, argumentou que, por imposição da PEC 103/2019 aprovada pelo Congresso Nacional e de outras normas baseadas na proposta, é inviável, do ponto de vista legal, atender à reivindicação dos servidores.

"Nosso entendimento é de que, por falta de respaldo legal, nos é tolhido o direito de implantar alíquotas progressivas, podendo resultar em outras medidas que resultam em mais prejuízo para os servidores. A pirâmide salarial do município não é interessante para esse sistema", destacou, concordando em realizar novos estudos junto às assessorias jurídicas dos sindicatos e dos vereadores para tentar chegar a um consenso.

A reforma da Previdência federal já aprovado e o projeto estadual que tramita na Assembleia Legislativa trabalham com alíquotas progressivas. Vários Estados que já aprovaram suas respectivas reformas previdenciárias também implementaram o percentual de contribuição de acordo com a faixa salarial dos servidores.

O presidente da Câmara Municipal Paulinho Freire (PDT) disse que a Casa ainda não recebeu os dados previdenciários:

"Fizemos uma audiência democrática, na qual os sindicatos se posicionaram e o presidente do NatalPrev pôde fazer esclarecimentos sobre o projeto. Esperamos receber os dados da previdência municipal para entendermos a situação, estudarmos e votarmos uma reforma que seja boa para o município, sem taxar de forma injusta os servidores", destacou.

Proposto pela Mesa Diretora da Câmara, o encontro também  contou com a participação das vereadoras Nina Souza (PDT), Divaneide Basílio (PT), Júlia Arruda (PCdoB) e dos vereadores Maurício Gurgel (PV) e Luiz Almir (PSDB), além de representantes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Natal (Sinsenat), dos guardas municipais (SindguardasRN), dos odontólogos (Soern), dos enfermeiros e dos farmacêuticos.

Como encaminhamento da audiência pública, os sindicatos e os vereadores decidiram marcar uma reunião entre as assessorias jurídicas das entidades e dos mandatos parlamentares para debater até onde é possível avançar na implementação da alíquota de contribuição.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.