Principal

Sete de setembro: Dia de luto em Natal será na praia do Meio

Anúncios

Organizadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), entidades sindicais promovem neste sábado, feriado de 7 de setembro, um Dia de Luto em todo o país. Convocando os estudantes a sair de preto em protestos contra os desmontes na Educação e em defesa da Amazônia, a mobilização acontece em todas as capitais do país.

Em Natal (RN), a manifestação acontece na praia do Meio, a partir das 8h, em frente a praça dos Pescadores. O grupo Três Ponto Norte e Pedro Mendes participam do ato cultural.

Após o corte de 34% na verba para combates de incêndios em 2020 e a falta de verbas para o orçamento ainda em 2019 para manter as bolsas de pesquisa da Capes e do CNPq, estudantes se mobilizaram nacionalmente em resposta à agenda de ataques ao país e à autonomia universitária promovida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que na semana passada pediu para a população vestir verde e amarelo no 7 de Setembro para mostrar que a “Amazônia é nossa”.

Inspirados na geração “Cara Pintada” da década de 90 – movimento responsável pelo “Fora Collor”, que impulsionou a derrubada do então presidente  – os estudantes responderam convocando os jovens para que usem preto.

Anúncios

Segundo a coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes da UFRN Brisa Bacchi, o local da manifestação em Natal foi escolhido para melhorar o acesso aos manifestantes, considerando que algumas rotas de ônibus e regiões da cidade serão interditadas por causa dos desfiles cívicos do 7 de setembro, marcado para ser realizado na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis.

“O ato vai ter um formato político, com falas, batucadas, mas também teremos atrações culturais convidadas. A escolha se deu porque grande parte da população que não vai para o ato, frequenta a praia no final de semana, ainda mais em feriado. Muita gente que vai para os desfiles do 7 de setembro depois desce para Praia do Meio”, explica a coordenadora-geral do DCE e também integrante da Marcha Mundial das Mulheres.

O Grupo Três Ponto Norte, com apresentações de rap, e Pedro Mendes, de música popular brasileira, fazem parte da programação cultural organizada pelos estudantes para esse feriado.

Confira a programação em outras cidades:

IMAGEM: Reprodução/União Nacional dos Estudantes

Desfiles terão 1.500 militares

Realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o desfile de 7 de setembro, programação anual em comemoração ao Dia da Independência, deverá ter início às 7h30 na Praça Pedro Velho, conhecida como Praça  Cívica, no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal.

O desfile militar contará com cerca de 1.500 militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) além dos Auxiliares (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e STTU). O desfile motorizado deve contar com cerca de 190 veículos.  A cerimônia deve se encerrar por volta do meio-dia.

Artigo anteriorPróximo artigo
Pedro Torres
Pesquisador e jornalista com foco em direitos humanos, política e tecnologia baseado em Natal/RN. CONTATO: pedrohtorres@outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *