CULTURA

Sidney Magal fará carnaval virado nas Kenga’s em Natal

Galã e referência da música brega nos anos 1980, Sidney Magal levará toda a irreverência popular que o consagrou para a Cidade Alta no domingo de carnaval, quando acontece o 36º desfile das Kenga’s na capital potiguar. A prefeitura de Natal confirmou na quarta-feira (6) o nome dele e de mais 13 atrações nacionais para o carnaval natalense. A secretaria municipal de Cultura repete o modelo dos polos multiculturais e vai espalhar palcos em Ponta Negra, Ribeira, Petrópolis, Redinha, Centro Histórico e no bairro de Nazaré, preenchendo os quatro polos.

Além Maga, também foram confirmados Roberta Sá, Alexandre Pires, Margareth Menezes, Antônio de Pádua, Paralamas do Sucesso, Titãs, Monobloco, Ricardo Chaves, Casuarina, Banda Grafith, Cavaleiros do Forró, Capilé, Circuito Musical e Carlinhos Brown, que fará a abertura oficial da folia, no dia 28 de fevereiro, no tradicional Baile de Máscaras do Atheneu.

Os investimentos chegam a quase R$ 5 milhões com recursos do município e da iniciativa privada, segundo dados divulgados em entrevista coletiva pelo prefeito de Natal Álvaro Dias (MDB).

Serão mais de 300 músicos do Rio Grande do Norte se apresentando nos palcos ao lado das atrações nacionais. Nas bandas de frevo e orquestras pé no chão serão outros 1.500 músicos animando a folia nos quatro cantos da cidade.

A contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval Multicultural de Natal.

O produtor cultural e idealizador do desfile das Kenga’s, Lula Belmont contou que sugeriu três opções para a prefeitura. Além de Sidney Magal, estavam na lista Ney MatoGrosso e Alice Caymmi:

– Magal tem tudo a ver com as Kenga’s por causa da irreverência dele. Como ele tem um show de carnaval em São Paulo, com o bloco do Magal, não tinha melhor nome. Adoramos a escolha”, disse.

Lula Belmont concedeu uma entrevista para o portal da agência Saiba Mais em 2018 relembrando a história do desfile das Kenga’s que pode ser lida aqui

O tema do desfile das Kenga’s em 2019 é Konectadas. Eleita madrinha das Kenga’s, a intérprete Laryssa Costa fará o show de Sidney Magal no domingo de carnaval, na Cidade Alta. A banda de frevo do maestro Papão fecha a noite estrelada e purpurinada do Centro Histórico.

A cantora Laryssa Costa, a rainha do desfile das Kenga’s, abre a tarde de domingo para Sidney Magal

A madrinha dos artistas será a bailarina do GiraDança Jânia Santos.

Belmont lembra que a tradicional Feijoada das Kenga’s também vai acontecer dia 24 de fevereiro, a partir das 12h, no Solar Bella Vista. Na ocasião haverá show de Dodora Cardoso e do grupo Batuque de Um Povo. As camisas já estão sendo vendidas no Bardallos, na Cidade Alta, por R$ 40.

As prévias e ensaios da orquestra do maestro Pavão já estão acontecendo no próprio Bardallos. Sempre às quartas-feiras, a partir das 19h30, a banda esquenta o show principal da noite. Dia 13 terá Dodora Cardoso, dia 20 cantará Jaína Elne e dia 27 o Batuque de um Povo fecha as prévias gratuitas, na rua e sem couvert.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação por polos:

Polo Petrópolis

O Carnaval em Natal começa oficialmente na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, com o tradicional Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu, ao som de Nara Costa (20h) e Carlinhos Brown às 22h. Na sexta-feira, dia 1, tem Xaranga do Riso (17h30), o 3º Concurso Dozinho de Marchinhas Carnavalescas a partir das 19h30 e Orquestra do Maestro Papão às 21. E o show principal da noite será com o Quinteto Violado, às 22h.

No sábado a folia segue com Arquivo Vivo (20h) e Casuarina às 22h. No domingo tem Jaina Elne abrindo a noitada às 20h e Roberta Sá no show principal, às 22h. A folia não para e na segunda é a vez de Rodolfo Amaral (20h) e Antônio Nóbrega às 22h. E na terça a Banda do Submarino Amarelo às 20h e Monobloco às 22h.

Polo Ponta Negra

A folia começa na sexta-feira (1) com Leão Neto às 20h e Paralamas do Sucesso às 22h. No sábado (2) tem Luizinho Nobre (20h) e o mais pedido pelo público Ricardo Chaves, às 22h. No domingo (3) é a vez de Du Souto (20h) e Titãs às 22h. Na segunda o suingue da Banda Dubê (20h) e Alexandre Pires às 22h. Na terça tem Pedro Lucas a partir das 20h e Margareth Menezes às 22h.

Polo Redinha (Buiú)

A folia na Zona Norte mantém a tradição de dois palcos. No palco do Largo do Buiú na sexta-feira (1) tem Wagner Buchexa (revelação) a partir das 21h e Priscila Braw às 22h. No sábado é a vez de Alphorria (22:00) e Cavaleiros do Forró (meia noite). No domingo tem Carol Sant’Anna (21h) e Grafith, às 23h. Na segunda-feira é a vez de Kanelinha (21h) e Iggor Dantas às 22h. E na terça-feira tem Dani Cruz (21h), Orquestra Greiosa (23h) e Sueldo Soares às 0h30.

Palco Cruzeiro

A folia começa também na sexta-feira (1) com Josy Ribeiro às 20h e Dodora Cardoso às 22h. No sábado (2) tem Litto Lins (revelação) a partir das 21h e  Família Pádua às 22h. No domingo é a vez do talento de Gabriel Ciríaco (revelação) a partir das 21h e Yrahn Barreto às 22h. Na segunda (4) é a vez de Canguleiros (revelação) às 21h e a Banda Velhos Carnavais, às 22h. E na terça tem Batukedô (revelação) às 21h com Ivando Monte às 22h.

Polo Centro Histórico

Tradicional reduto da boemia, cultura e história de Natal, o Centro Histórico reúne atrações variadas de artistas potiguares e nacionais. A folia começa já na sexta-feira (1) com Quarteto Linha (20h) e Ana Tomaz no sábado, às 20h. No domingo tem Laryssa Costa abrindo a tradição do Desfile das Kenga’s e a partir das 21h tem o inédito show de Sidney Magal no Carnaval de Natal. Na segunda tem a potência de Leão de Judá a partir das 20h e na terça Skarimbó.

Polo Zona Oeste

Novidade na edição do Carnaval em Natal, o Polo Zona Oeste reafirma sua força e passa de prévia carnavalesca a fazer parte oficial do Carnaval a partir deste ano. A folia começa no sábado (2) com Frevo do Xico (16h) e Circuito Musical no pranchão, às 17h30.  Na sequência Don Cardoso e Seus Metais às 19h e Cavaleiros do Forró às 21h30.  No domingo é a vez de Nana Neném (19h) e Capilé (21h30). E na segunda-feira tem Luizinho Nobre às 19h e a alegria de Almir Rouche a partir das 21h30.

 

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *