CIDADANIA

Vacina Sputnik V chega ao Nordeste na próxima semana e terá remessa para o RN

Está programada para a próxima semana a chegada ao Nordeste do imunizante russo Sputnik V. A carga com 1,1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 será desembarcada em Recife e distribuída aos demais estados do Consórcio Nordeste, formado pelo Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Estado (Sesap) ainda não sabe o quantitativo de doses que serão encaminhadas  para o Rio Grande do Norte. No início deste mês, o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou o Termo de Compromisso com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a importação das vacinas através do processo de importação temporária e excepcional. Com isso, a vacinação das pessoas vai ocorrer com a realização de estudos de segurança e eficácia.

O Termo de Compromisso prevê, entre outras coisas, a suspensão da aplicação da vacina caso a Anvisa ou a Organização Mundial da Saúde reprovem o uso da Sputnik V, disponibilização de bulas e rótulos em português e a proibição de uso da vacina em pessoas que já tenham recebido outro imunizante contra a covid-19, que estejam com febre, que tenham HIV, hepatite B ou C, que tenham se vacinado nas quatro semanas anteriores, recebido imunoglobulinas ou hemoderivados três meses antes, tratamentos com imunossupressores, citotóxicos, quimioterapia ou radiação 36 meses antes, pessoas que tenham recebido terapias com biológicos e anticorpos. O quantitativo de doses da Sputnik V será suficiente para vacinar cerca de 1% da população dos estados que fazem parte do Consórcio Nordeste.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *