STF anula as condenações de Lula, que segue elegível
Natal, RN 27 de abr 2024

STF anula as condenações de Lula, que segue elegível

15 de abril de 2021
STF anula as condenações de Lula, que segue elegível

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou no início da noite desta quinta-feira, 15, a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. A sentença devolve os direitos políticos de Lula, que poderá ser candidato em 2022.

Foram 8 votos favoráveis a manter a decisão do ministro Edson Fachin que anulou os processos e condenações de Lula na Lava Jato: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Roberto Barroso, garantindo assim maioria no Supremo. O ministro Kassio Nunes Marques votou por reconhecer a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba e foi acompanhado pelo decano Marco Aurélio Mello e pelo presidente da Corte Luiz Fux.

No próximo dia 22, o plenário do STF retoma o julgamento para discutir o recurso da defesa de Lula que pede a extensão dos efeitos da declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no julgamento do chamado caso do triplex do Guarujá para anular por completo os processos do sítio de Atibaia, Instituto Lula e apartamento de São Bernardo.

Relator de Lava Jato, Fachin abriu a sessão e manteve a decisão, na qual declarou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba no julgamento, anulando as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. Em decorrência dessa decisão, o processo de Lava Jato contra o ex-presidente foi encaminhado para a Justiça Federal de Brasília.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.